Revisão de ciências polóticas
Por: Aracê Distrito • 4/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 374 Visualizações
APOSTILINHA DE REVISÃO – 2º BIMENTRE
Página 2
Questões do estudo dirigido sobre Maquiavel:
- Como Maquiavel funda a Ciência Política a partir da realidade e como rompe com a teoria idealista da Filosofia Política e a Teoria Mitológica e Religiosa do poder?
Maquiavel mostra quais são os instrumentos reais de governo utilizado pelos governantes e rompe até mesmo a teoria mitológica ao introduzir o conceito de indivíduo á sociedade, separando-o do coletivo, fica mais fácil separar os ideários religiosos do povo e mostrar que a religião é uma das formas de mascaramento da verdade.
- Relacione a teoria realista de Maquiavel com alguns enunciados das dez lições de “O Príncipe” segundo Neidson Rodrigues.
Os enunciados do Príncipe sintetizam a política de Maquiavel, dizem como deve-se agir em determinadas situações, sendo que esse modo de ação não é baseado na ética, mas sim no benefício do governador e de seus governados, assim são formas reais de ação e não doutrinas (como o caso da religião) a serem seguidas.
- Como Maquiavel desenvolve os conceitos de virtú e fortuna na sua obra política e cite algumas qualidades do príncipe ou do governante segundo o pensador político florentino.
Para Maquiavel virtú seria a capacidade de agir perante a possibilidade e fortuna seria a oportunidade em si, chegaria á fortuna aquele que possuísse a Virtú . Daí explicar-se que o governante deveria possuir a virtú.
- Qual é a relação moral-política na concepção Greco-latina cristã e como é analisada a ação política proposta por Maquiavel?
Na concepção Greco-latina moral-política têm de estar interligadas, ou seja, deve-se agir na política seguindo certas regras de moral que se encaixariam também para ávida coletiva comum. Na nova concepção proposta pro Maquiavel, tal afirmação não é correta, para ele, existe um amoral diferente para a vida política e para a vida em, sociedade.
- Maquiavel é absolutista ou republicano? Por que aparece essa contradição nas suas obras?
Maquiavel não é nem absolutista nem republicano, para ele a cada país se adéqua um sistema de governo diferente.
- Por que Maquiavel, sendo fundador da Ciência Política e um grande pensador político foi criticado e teve a sua reputação polemizada e estigmatizada como carreirista e interesseiro e até como imoral?
Tais adjetivos foram usados para Maquiavel, pois ele rompeu com a tradição existe, utilizou de argumentos até então não aceitáveis mostrou as coisas como elas realmente são.
- Faça um mapeamento conceitual a partir dos conceitos-chave da obra de Maquiavel, tendo como fonte estes ensinamentos ou reflexões da apostila.
Maquiavel faz uma análise política a partir da realidade, do mundo como realmente é, diz que nada é duradouro nem mesmo os governos que são todos conquistados através do uso da força. Diz que os homen são naturalmente maus, daí a existência da anárquia e da desordem, sendo que a ultima é agravada pela constante luta de interesses entre os grandes e o povo. Para ele, para se manter um bom governo não basta um bom dirigente(que possua tanto astúcia quanto força), mas também é necessário um equilíbrio entre boas leis e armas favoráveis(capazes de cumprir suas necessidades); ele ainda diz mais, que um estado precisa ter seu exército próprio.
- Comente o texto “a lógica da formação da esfera política do Estado Moderno nascente passa a ser, a partir desse momento, o núcleo político fundamental do viver humano e a unidade política estruturadora das relações de poder entre Estados e das relações internacionais.
A partir das idéias de Maquiavel surgiu a forma de ver e agir tanto nos campos de esfera política como nos campos de esfera social, abrangendo inclusive o internacional.
- Por que o aparente imoralismo de Maquiavel é a nova lógica da Política com o fim da Idade Média e o início da época moderna?
Porque ele dita s coisas como realmente são a partir de uma análise dos fatos tanto históricos quanto atuais, ou seja, são argumentados fundamentados e que ditam um enfoque verdadeiro dos fatos.
- Por que Maquiavel sonhava com a unificação da Itália, que na sua época era ainda dividida entre cidades-estados e estados pontifícios e ocupação estrangeira?
Pois para Maquiavel só com um governo centralizado e forte sua nação se tornaria forte o bastante para sobreviver aos ataques estrangeiros e formar um verdadeiro Estado.
Página 5
Questões do estudo dirigido sobre Thomas Hobbes:
- Comente a frase: “Dado que todo o súdito é por instituição, antes de todos os atos e decisões instituído, segue-se que nada do que faça pode ser considerado injúria para com qualquer dos seus súditos, e nenhum deles pode acusá-lo de injustiça”.
“O homem em Estado natural é tentado a satisfazer sua necessidade sem consentimento do outro, a se apropriar do corpo do outro sem permissão, a se apropriar de seus bens, a humilhá-lo, infligir-lhe sofrimentos, martirizá-lo e até matá-lo.” Tal situação levaria a espécie humana a extinção e foi diante de tal risco e em uma atitude de auto-preservação e perpetuação que os homens fizeram um pacto-social, um contrato entre si.
O Rei surge do próprio processo do Pacto/Contrato entre os homens, como se cada homem dissesse a cada homem: “Eu cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem (O REI). Para Hobbes os homens não tem Direito a Rebelião, nem mesmo quando o líder torna-se um tirano, pois segundo ele foram os homens que criaram o Estado e o Rei e Portanto devem obedecê-lo silenciosamente.
- Que tipo de soberania decorre da teoria contratualista de Hobbes?
Soberania absoluta, indivisível, irresistível, ilimitada e coercitiva: o soberano controla tudo. Hobbes prefere a monarquia, mas não se preocupa com a forma de governo, e sim, com a soberania plena. A Instituição do soberano deixa intacta a individualidade dos contratantes.
...