Socioeconomia e Geopolítica
Por: Guga2707 • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Relações Internacionais
Professor: Nélio Herzmann Junior
Nome do estudante: Gustavo Muniz Cardoso
Data: 19/10/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional, percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
RESPOSTA – O processo Hegemônico Norte-Americano começou na metade do século XIX, com a segunda Revolução Industrial, momento que marcou o advento dos Estados Unidos como uma das potências industriais, ao lado de Alemanha, França e Inglaterra. Nessa nova etapa do cenário mundial, o forte desenvolvimento tecnológico aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes possibilitou a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo das indústrias. Além disso, com relação aos meios de transporte, foi possível a utilização de novas fontes energéticas como, por exemplo, o gás e o petróleo, e a produção do aço possibilitou a criação de meios de locomoção mais ágeis e baratos. Até o inicio do século XX, os Estados Unidos conseguiu subjugar todas as grandes potências europeias no setor de produção industrial, se tornando assim a maior potência industrial.
Durante a primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos foi capaz de aumentar consideravelmente sua atividade econômica com a exportação de armamentos bélicos que seriam usados nos campos de batalha na Europa, onde estava ocorrendo um número jamais visto de mortes humanas. Os conflitos na Europa enriqueceram rapidamente os norte-americanos.
Quando os Estados Unidos entrou na primeira Guerra Mundial com um exército de fato, tudo estava encaminhado para que a Alemanha e seus aliados fossem derrotados. Restou aos Estados Unidos participar da vitória da Tríplice Entente. Logo após a guerra, as grandes potências europeias se tornaram devedoras dos estadunidenses.
Após a primeira Guerra Mundial (1918), os Estados Unidos se tornou o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os norte-americanos também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo e carvão. Nos 10 anos seguintes, a economia estadunidense continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos. Porém de 1920 até 1929, os americanos iludidos com essa prosperidade aparente, compraram várias ações em diversas empresas, até que no dia 24 de outubro de 1929, começou a pior crise econômica da história do capitalismo. Vários fatores causaram essa crise: superprodução agrícola, diminuição do consumo, livre mercado e a quebra da Bolsa de Nova York.
A solução para a crise surgiu apenas no ano de 1933. No governo de Franklin Roosevelt, quando foi posto em prática o plano conhecido como “New Deal”. De acordo com o plano econômico, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Com isto, o governo conseguiu controlar a inflação e evitar a formação de estoques. Fez parte do plano também o grande investimento em obras públicas, conseguindo diminuir significativamente o desemprego. Os efeitos econômicos da crise só foram superados com o inicio da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos tomou conta de fato sobre a economia ajudando a ampliar as exportações.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
RESPOSTA – Com o estabelecimento de objetivos para o desenvolvimento do milênio traçados pela ONU em 2000 para inúmeros países com metas a serem alcançadas até 2015, alguns desses, não atingiram as mesmas, como também, todos esses países ainda não tabularam os dados para encaminhar à ONU, a ponto de seu Secretário Geral pedir urgência no fechamento dos mesmos para as recomendações finais. Oito objetivos foram considerados de fundamental importância para melhorar as condições de vidas desses países que são os seguintes: 1- Redução da Pobreza; 2- Atingir o Ensino Básico Universal; 3- Igualdade entre Sexos e a Autonomia das Mulheres; 4- Reduzir a Mortalidade na Infância; 5- Melhorar a Saúde Materna; 6- Combater o vírus HIV/AIDS, a Malária e outras Doenças; 7- Garantir a Sustentabilidade Ambiental; 8- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento. Demonstrarei alguns dados estatísticos referentes a esses objetivos, tanto para o Brasil quanto para o Uruguai, porém, considerarei apenas algumas metas dentro de cada objetivo para cumprir o número de linhas pedido.
...