TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Microeconômica

Por:   •  8/3/2019  •  Resenha  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

       Um dos principais problemas da política é a falta de relação entre cidadãos e a representação dos políticos. Explique como esses problemas podem se relacionar aos regimes de governo e regimes políticos nos diversos países analisados no documentário. Relacione esses temas com as propostas dos diversos países para intensificar a cidadania nos seus respectivos regimes de governo.

Resposta: Os países analisados no documentário são os da América do Sul, que viveram décadas de ditaduras, sob ação de caudilhos e políticos sem preocupação com as necessidades e anseios de seu povo. A cada dia a velha forma de fazer política, através da apresentação de promessas aos eleitores e de seus redutos, cabendo ao cidadão apenas confiar que ele cumprirá com sua palavra, está ficando para trás.

O uso das ferramentas digitais alcança os jovens, que não mais se interessavam por política. Aqueles que insistem em se utilizar da velha forma de fazer política, de governar, tentando manter seus privilégios, sem maiores cobranças dos cidadãos, serão, com certeza, substituídos por esta nova geração, pois a sociedade descobriu que pode e deve participar ativamente. Uma das grandes dificuldades dos governos atuais é não se relacionar com a cidadania. Porem no mundo atual podemos ver maior querer da população na democracia, o que hoje causa uma maior pressão dos cidadãos aos políticos. Tem se em vista trazer uma educação política para que as pessoas possam ver que podem fazer mudanças, ter o direito de cobrança as promessas efetuadas em suas candidaturas, e visibilidade de seus investimentos com o governo, trazendo maior profundidade de mudança fundamentais para qual quer sociedade.

Os regimes de governo e regimes políticos, sempre se mantiveram muito fechados para população, e, por sua vez, também não se via nos tempos antigos muita mobilização das pessoas a procura de integração com os órgãos de poder. A tecnologia tem sido esse fator diferencial, aproximando cada vez mais, e, capacitando os cidadãos para tomarem atitudes com relação a seus governantes. Como citado no vídeo a Democracia e reforma política na américa latina, é algo muito novo, por tanto essas reformas estão vindo até então a passos lentos, mas que tenham ciência de que mudanças devem e irão acontecer.

2.A separação dos poderes é um fator importantíssimo para a democracia. Explique como as propostas nos países latino-americanos criaram ferramentas para que as instituições do governo sejam mais transparentes e intensifiquem os papéis de cada um deles na gestão de uma sociedade.

Resposta: Através de tecnologias simples e redes sociais, é possível e muito facilmente se pode acompanhar as ações dos políticos junto às instituições. O uso de plebiscito online é um claro exemplo desta tecnologia a serviço de uma nova era, pois ela é usada a favor do cidadão. O faz participar, opinar sobre assuntos importantes, como saúde, educação, etc. Colocando temas votados pelo povo na agenda pública, e de maneira simples se tem uma integração do cidadão com relação aos governos, e, ao mesmo tempo o governo teria acesso a esses requerimentos que os cidadãos procuram sanar. A questão da transparência no uso de verbas demonstra o alcance e importância dessas tecnologias. Pois o cidadão tem o direito de saber onde está sendo investido o dinheiro público. A tecnologia aprofunda a democracia, por meio desta maior abertura de compras públicas podemos ter maior envolvimento diante das recorrentes a serem feitos pelo país. As ferramentas usadas e debatidas no documentaria, são todas de envolvimento público, esses países apresentados, com tecnologia hoje mais evoluída e maior acesso as redes por parte das pessoas, torna fácil a intrusão de todos nos dispositivos apresentados. O que precisa mesmo ter mais esforço é por parte dos próprios regimes governamentais, claramente os governantes ainda insistem em não participar e não quererem maios envolvimento com o povo que representam. O fato de não quererem participar do aplicativo que tornaria os projetos de leis discutidos, públicos ao povo, demonstra como ainda tentam se manter distantes do envolvimento que estão tentando solucionar. O fato da maioria desses políticos serem de idade avançada com o tempo será demonstrado uma maior capacitação dos mais jovem a substitui-los. Pois se não se envolverem com a tecnologia, e não entenderem que o povo não quer mais se manter no escuro, poderão no mais tarda serem deixados de lado pela nova geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com