A Modernidade para Durkheim
Por: Gretarn • 1/4/2022 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
1 - Quais são as razões pelas quais o autor não considera A. Comte como o "pai da Sociologia"?
O autor não considera Augusto Comte como pai da sociologia porque ele "foi menos rigoroso e sistemático em sua pesquisa do que aqueles que o seguiram", sendo visto como protossociólogo.
O autor também afirma que tal pensador é tecnocrático, ou seja, acredita que o poder deve estar nas mãos de especialistas, cientistas, sem dizer que o pensamento dominante de Comte é que o conhecimento verdadeiro apenas se consegue por meio de experiências e avaliações científicas.
2 - Qual é o problema central da modernidade para Durkheim?
De início, para Durkheim, a modernidade tem como característica a “desagregação de laços de vínculos comunais, na medida em que os indivíduos são obrigados a viver em um ambiente social sem normas nem leis (anômico).
Então, o principal problema da mesma é a desagregação das crenças morais compartilhadas que se desenvolvem como resultado de um compromisso mútuo com ideias e valores mútuos pelos membros de uma comunidade.
Em resumo, o problema foi que a sociedade, aos olhos de Durkheim, tinha crenças compartilhadas, com vontades mútuas, e com o tempo, esse pensamento conjunto da sociedade foi se rompendo e as vontades se tornaram individualistas, sendo criados valores que não levam a sociedade para frente.
3 - Quais são as semelhanças da sua teoria da modernidade com o movimento do "Contrailuminismo"?
A teoria da modernidade de Durkheim era que todos deviam compartilhar a mesma crença e pensamento.
Contrailuminismo condenou o individualismo e afirma que a sociedade é fundamental para o comportamento do indivíduo.
Conclui-se que ambos a teoria da modernidade como o contrailuminismo são extremamente contra uma sociedade individualista.
4 - Qual é a origem da discordância entre as teorias de Marx e Durkheim?
Karl Marx afirma que regulamentações e regras da sociedade capitalista são manifestações de interesse de classe e diz que com a destruição da propriedade privada, a igualdade de todos pode ser assegurada.
Durkheim rejeita totalmente essa concepção igualitária da destruição da propriedade, e rebate dizendo que certas desigualdades são naturais e não podem ser erradicadas, além de favorecer políticas que promovem a igualdade de oportunidades.
5 - Qual é a proposição teórica de Durkheim para a resolução da questão das desigualdades?
Durkheim afirma que a política promove igualdade de oportunidades, pois permite que os talentos e habilidades naturais do indivíduo sejam julgados independentemente de raça, etnia e gênero, apenas se as instituições forem leais a esse princípio de justiça.
Se as instituições econômicas favorecerem os privilegiados, os ideais de aglutinação da comunidade serão rompidos.
Se as políticas econômicas favorecerem os menos privilegiados, a sociedade corre o risco de perder o apoio da maioria dos seus membros.
6 - Quais são as características
...