TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Catolicismo

Tese: A Origem do Catolicismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

E.E CORONEL JOÃO ROSA

Catolicismo

Origem do Catolicismo

08/08/2014

A origem e definições do catolicismo no mundo,suas raizes e história.

Catolicismo

A expressão catolicismo vem do grego arcaico e significa ‘universal’, e foi utilizado primeiramente por Santo Inácio, bispo de Antioquia, no ano 105 d.C. Para melhor se compreender quais são exatamente as Igrejas consideradas Católicas, é preciso saber que, depois do Cisma entre o Papa e o Patriarca de Constantinopla – cisão da Igreja Cristã -, em 1054, a Igreja Católica passou a englobar as dioceses ocidentais e orientais que prosseguiram sob o governo do Papa, enquanto as do Oriente que seguiram o Patriarca de Constantinopla passaram a ser conhecidas como Igreja Ortodoxa. Assim, a Católica hoje inclui a Igreja Católica Latina, a Igreja Católica Maronita, a Siríaca, entre outras – entre elas mudam apenas a forma do rito litúrgico e as regras de disciplina.

Atualmente o Catolicismo tem aproximadamente sob sua liderança um sexto da população do planeta, representando assim o maior grupo de cristãos do mundo, sendo o Brasil o maior berço desta religião. Segundo sua doutrina, Jesus, o Messias, veio a Terra para salvar a Humanidade e renovar os laços do Homem com Deus. Um de seus principais dogmas é o da Santíssima Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo, três divindades em um único ser. Assim, Jesus era para eles o Deus Filho, concebido pelo Espírito Santo. Ao lado do Nascimento, Paixão e Morte de Jesus, a Trindade constitui os Mistérios Principais da Fé, que sustentam a Igreja.

O termo Igreja Católica só passou a ser amplamente utilizado, em referência à instituição submetida ao Vaticano, no século XVI, depois da realização do Concílio de Trento, em 1571, que teve como objetivo principal combater a Reforma Protestante de Lutero. O livro sagrado do Catolicismo é a Bíblia, o que, de certa forma, a conecta ao Judaísmo, de onde efetivamente nasceu, e que lhe legou o Velho Testamento. A grande parte das paróquias católicas segue o Rito Romano, embora seja possível encontrar outros rituais, como na Igreja Maronita, por exemplo. Segundo a doutrina oficial, o Papa é o Sucessor de São Pedro, nomeado diretamente por Jesus, de acordo com os Evangelhos, para ser a pedra fundamental do Cristianismo. Portanto, a maior autoridade eclesiástica do Catolicismo é um representante direto de Cristo na Terra. Outras denominações católicas, não obedientes ao Papa, proliferam no Planeta, principalmente no Brasil.

Depois da conversão de Constantino, que liberou o Cristianismo da clandestinidade, através do Edito de Milão, o Catolicismo, que tem seu centro diretor em Roma, no Vaticano, tem se desenvolvido incessantemente. O Imperador Romano passou a se valer da imagem da cruz no vestuário de seus soldados, considerando-a um símbolo de vitória contra os inimigos. O Cristianismo, enquanto culto oficial, contribuiu para solidificar a hegemonia romana e para unificar o império.

Os Sete Sacramentos que, segundo o Catolicismo, devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com