A Secretaria
Tese: A Secretaria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nileira • 10/11/2014 • Tese • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
Na oportunidade em que cumprimentamos vossa senhoria, vimos por meio deste em resposta ao Ofício PGM/396/2014, informar, fornecendo subsídios, para que a procuradoria faça contestação ao processo nº. 002/1.14.0000972-0 da 3ª vara civil, onde foi determinado que o município proceda repasse mensal a Instituição Lar Sonho Real.
Oportuno, mencionar, que foi determinada pela justiça a institucionalização da Sra. Zely e do Sr. Fernando (irmãos), sendo que os mesmos foram encaminhados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), conforme relatório social – visita domiciliar em anexo.
Informamos, que está Secretaria – SAS já repassa subvenção mensal no valor de R$ 3.000,00, que em contrapartida deverá abrigar idosos encaminhados pelo município.
Cabe ainda ressaltar, que os idosos abrigados no Lar Sonho Real também recebem benefícios da autarquia previdenciária, inclusive foi disponibilizado o cartão do benefício para aquela instituição.
Outras informações pertinentes estão contidas no Relatório Social em anexo.
Sendo o que havia para o momento renovamos votos de estima e consideração.
A educação é entendida como uma proposta de reflexão que nos faz pensar em sistematização e aprendizagem, devendo utilizar um modelo de reflexão crítica e outorgante de saberes, conhecimentos, vivência e ações, para que auxiliem o educador à prática de desenvolver no educando as potencialidades destes e engajá-las no processo de aprendizagem, de modo a se tornarem corresponsáveis pela busca de um ensino de qualidade.
Avaliar e planejar se tornam fundamentais no processo ensino-aprendizagem, e são ferramentas que podem subsidiar educadores às melhorias de práticas educacionais, a fim de poder moldá-las como proposta de remanejamento das práticas tradicionais. Neste sentido o presente portfólio, fruto do estudo em Planejamento e Avaliação do Ensino e Aprendizagem do Curso de Educação Física EaD da Faculdade do Norte do Paraná – UNOPAR visa estabelecer parâmetros para a discussão e aprofundamento a cerca do material fornecido.
Diante dos conhecimentos adquiridos pude perceber na disciplina que quanto a avaliação e planejamento, o educador precisa considerar diferentes possibilidades de participação de seus alunos, incluindo as experiências que os mesmos trazem de sua vida cotidiana. Desse modo suas funções devem estar voltadas para a orientação do processo de ensino-aprendizagem.
2 DESENVOLVIMENTO
O planejamento é, assim, o processo de tomada de decisão sobre o que se pretende realizar. Envolve: busca de informações (conhecimento da realidade); definição de onde se quer chegar (objetivos e metas); o que se vai fazer para chegar lá (programação), incluindo o como (metodologia, ações), com quem (agentes responsáveis), com que será realizado (recursos) e o jeito de verificar se o que foi planejado está sendo executado e se está dando certo (avaliação).
De acordo com o guia de estudos na primeira etapa de todo o processo, deve ser feito inicialmente o diagnóstico. Neste, num primeiro momento, pesquisa-se, como já tratado antes, o que aspiram, como vivem, o que já conhecem, nível de desenvolvimento, interesses e necessidades dos educandos para os quais a ação pedagógica está sendo planejada. No decorrer de todo o ano letivo, porém, sempre que há uma reunião de planejamento, devem ser feitos testes-diagnósticos que dão continuidade e aprofundam o diagnóstico inicial e são sempre precedidos de avaliação da unidade de ensino e aprendizagem recém-concluída.
A formação para o desenvolvimento de atitudes envolve a ideia de preparar o sujeito para a ação assim que as circunstâncias o exigirem. Assim, para que o sujeito seja honesto no momento em que se exige dele a decisão para uma ação, é preciso que ele tenha uma disposição interior para a honestidade, ou seja, ele precisa ter atitudes com vistas a ações honestas. Um trabalho constante e fundamentado junto aos alunos para combater “a cola” nas provas constitui um conteúdo atitudinal no processo de ensino.
A avaliação faz a mediação entre os processos de ensino e aprendizagem que, embora distintos, se comunicam, dialogam entre si, clareando tanto para o docente quanto para o aluno as exigências de crescimento. No ambiente escolar, no qual as competências são desenvolvidas, a avaliação anda lado a lado com o processo de
...