A Sexualidade e desenvolvimento Humano
Por: Geralddo José Cardoso • 14/4/2018 • Projeto de pesquisa • 4.609 Palavras (19 Páginas) • 179 Visualizações
Índice
1. Introdução 5
1.1 Problema 6
1.2 Objectivos: 6
1.2.1 Geral: 6
1.2.2 Específicos: 6
2. Justificativa 6
3. Hipóteses 7
4. Revisão da literatura 7
4.1 Sexualidade 8
4.1.1 Conceito de sexualidade 8
4.1.2 Sexualidade e desenvolvimento Humano 8
4.1.3 A sexualidade e questões socioecónomicas 9
4.1.4 A escola/sexualidade 10
4.2 Educação Sexual 10
4.2 Comportamento Sexual 11
4.3 Educação sexual no contexto familiar e escolar 12
5. Metodologia 13
5.1 Fontes documentais 13
5.2 Método Introspectivo: 14
5.3 Aplicação de formulários (entrevista) 14
5.4 Método Estatístico 14
5.5 Amostragem 15
5.5.1 Definição do Tamanho da Amostra 15
6. Cronograma de actividades 15
7. Orçamento da pesquisa 16
Referência bibliográfica 18
APÊNDICES 20
APÊNDICE A – Questionário aplicado aos alunos 20
APÊNDICE B – Questionário aplicado aos professores. 21
ANEXOS 23
Anexo I. 23
Anexo II. 23
- Introdução
O presente projecto de pesquisa, visa mostrar a importância da discussão sobre a sexualidade e educação sexual nas escolas, neste caso específico, o estudo será focalizado à secundária da Ilha de Moçambique, envolvendo os adolescentes, jovens, assim como pais/educadores.
A educação sexual é considerada um tema transversal e por meio dela pode-se promover discussões e reflexões a fim de provocar mudanças de comportamento de pessoas, sejam elas adolescentes, jovens até mesmo aos indivíduos adultos. Portanto, o interesse sobre sexualidade no contexto escolar reforça a características multidimensionais no processo ensino-aprendizagem, mostrando que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo é estreitamente relacionado e, portanto, influenciado por seu desenvolvimento pessoal e social, no qual a sexualidade e afectividade têm papéis fundamentais.
De acordo com BERALDO (2003), a sexualidade por si só causa muitas polémicas, controvérsias, discussões e é de difícil conceituação, além de afectar a imaginação, fantasia e muitas vezes sendo associada ao impróprio e ilícito. Para MAIA (2012), a sexualidade é uma construção social e dita padrões de comportamento a sociedade.
O trabalho em educação sexual na escola é uma oportunidade de expor a comunidade escolar a um tema intimamente relacionado e influente do quotidiano escolar e, portanto, da formação do indivíduo. Desta feita, denotando-se algumas fragilidades por parte dos educadores torna-se extremamente importante a identificação das limitações e demandas dos profissionais da educação e das famílias para a orientação adequada do desenvolvimento da criança e do adolescente de modo a contribuir na melhoria desse processo.
O tema de pesquisa surge no âmbito das preocupações levantadas no quotidiano, em virtude do comportamento sexual dos adolescentes, procurando deste modo, reduzir o número de gravidezes na adolescência, aumento do conhecimento sobre o HIV/SIDA, promoção do sexo seguro ou incentivo a abstinência por parte de adolescentes e jovens, uma vez que estas camadas sociais são as mais vulneráveis.
Nesse contexto, busca-se nesta pesquisa, contribuir para a reflexão sobre os impactos da sexualidade e educação sexual na comunidade escolar, de modo a delinear caminhos para o alcance mais abrangente e eficaz do grupo alvo desta temática, privilegiando assim a sociedade em geral.
1.1 Problema
Países em vias de desenvolvimento como Moçambique têm sido caracterizados pela vulnerabilidade dos adolescentes e jovens em relação a sexualidade e educação sexual. Este facto reflecte-se em larga escala no comportamento sexual desta camada social, causando assim impactos negativos significativos com destaque para aumento de casos de gravidez precoce bem como o risco de transmissão de DTS. Contudo, tomando em consideração que os centros de ensino constituem locais de grande aglomeração de adolescentes e jovens, surge a necessidade da inclusão da temática de sexualidade e educação sexual nos programas curriculares de ensino, por forma a colmatar as lacunas deste grupo alvo, em relação a esta matéria.
Partindo do princípio que as escolas desempenham papel importante na transmissão de valores e o saber, de que forma o sector da educação pode contribuir para melhoria do conhecimento da sexualidade e educação sexual no seio dos adolescentes e jovens?
1.2 Objectivos:
1.2.1 Geral:
- Avaliar o nível de implementação de educação sexual na Escola Secundária da Ilha de Moçambique
1.2.2 Específicos:
- Caracterizar as formas actuais de implementação da educação sexual e sexualidade na Escola Secundária da Ilha de Moçambique;
- Identificar os factores que contribuem pelo fraco conhecimento sobre a temática da sexualidade e educação sexual na comunidade estudantil e seus impactos;
- Traçar estratégias locais com vista a solucionar a problemática da actuação do sector de educação em relação a sexualidade e educação sexual.
- Justificativa
A percepção da sexualidade e a educação sexual no contexto da comunidade moçambicana e, em particular para os jovens e adolescentes, está muito além do esperado devido principalmente a questões culturais da maior parte da população. Na realidade da camada estudantil da Ilha de Moçambique, discussões envolvendo pais, filhos incluindo docentes em relação a sexualidade e educação sexual é quase inexistente, tornando esta temática, responsabilidade de outrem. Esta responsabilização de outrem em relação aos aspectos em estudo resume-se na submissão dos adolescentes e jovens aos ritos de iniciação para a colecta de informações relacionadas a sexualidade e educação sexual. No contexto da comunidade escolar moçambicana (aluno, docente, educador), a abordagem da sexualidade e educação sexual prende-se apenas nas discussões levadas a cabo em aulas de ciências ou biologia, podendo-se deste modo, perceber as motivações que concorrem para o fraco conhecimento desta temática tanto para os docentes/educadores assim como aos discentes/alunos e, consequentemente reflecte-se nas comunidades em que estas camadas encontra-se inserida.
...