A importância do Desenvolvimento Sustentável nos processos de importação.
Por: Natalia Rafael • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]
Curso tecnologia em Comércio Exterior
A importância do Desenvolvimento Sustentável nos processos de importação.
Caroline Da Silva1
Rafael Martins Cavalcante2
Thiago Andrade M.3
Paulo Cesar
Resumo
Palavras chaves:
- INTRODUÇÃO
A área de estudo deste trabalho propõe uma possível ideia do desenvolvimento sustentável nos processos de importação das empresas agentes em comercio exterior.
O objetivo deste trabalho será apresentar e esclarecer sobre o desenvolvimento sustentável e como este assunto está crescendo no meio do comercio exterior.
Sabe-se que os pontos positivos de se aplicar a sustentabilidade nas empresas são de facilidades na venda do produto, abatimento da carga tributaria e boa imagem da empresa.
Porém, sabe-se que muitas empresas estão quebrando por não adotar o planejamento estratégico, isso ocorre pela ansiedade de rápidos resultados, fazendo com que a desorganização e a falta de planejamento façam com que os resultados apareçam em longo prazo, sendo assim, muitas empresas entram em uma crise pela fata de persistência e conhecimento do devido assunto exposto.
Este trabalho irá adotar como metodologia uma pesquisa bibliográfica e periódica sobre a temática proposta.
Este estudo está determinado a duas analises de casos de empresas importadoras, deixando claro e objetivo, o resultado de desenvolvimento e avanços de cada uma delas.
Ao termino deste trabalho deseja-se apresentar se existe uma relação entre planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável aplicado nas empresas de importação.
- DESENVOLVIMENTO
- Metodologia
Este trabalho irá adotar como metodologia uma pesquisa bibliográfica e periódica sobre a temática proposta.
- Referencia Teórico
Este item consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, que pode ser em livros, artigos, enciclopédias, monografias, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis.
- Desenvolvimento Sustentável
Atender as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas, ou seja, usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente, assim preservar os bens naturais. É o desenvolvimento que não gasta os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza:
Segundo dados divulgados pela ONU – (em 06/09/2013)
“revelam que se todos os habitantes da terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Assim em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água e nem energia suficiente para atender as nossas necessidades.”
Para atingimos o desenvolvimento sustentável, a primeira etapa para conquistar é conhecer que os recursos naturais que são finitos e usar os bens naturais, com critério e planejamento. Assim trançando um novo modelo de desenvolvimento econômico para humanidade.
- Ações de Desenvolvimento Sustentável
Mais do que realizar negócios e prestar serviços, o Porto Seco Centro Oeste S/A é uma instituição que visa o desenvolvimento do homem por inteiro. Por isso, valoriza o meio ambiente de forma a assegurar a qualidade de vida de seus colaboradores e comunidade. Dentro dessa proposta, a empresa desenvolve e apoia eventos de responsabilidade socioambiental.
Desde a concepção do projeto do Porto Seco, o impacto ambiental foi rigorosamente controlado, obedecendo as normas nacionais e internacionais estabelecidas pelas entidades ligadas ao setor. Outras ações são constantemente desenvolvidas no sentido de se promover uma integração harmônica com as comunidades de Anápolis e região.
Projeto carbono Neutro: O Porto Seco Centro Oeste participa todos os anos, da campanha “CARBONO NEUTRO” da Policia Federal, em parceria com a prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do projeto é a compensação ambiental dos gases poluentes lançados na atmosfera, por meio do plantio de arvores, como forma de reduzir os gases causadores do efeito estufa.
- Comércio Exterior
Uma característica básica das relações internacionais nos últimos anos consiste na preocupação com a dimensão ambiental do desenvolvimento econômico. O assunto está presente em inúmeras arenas, tais como os debates a respeito do controle do efeito estufa e da preservação da biodiversidade. Mais recentemente, verifica-se que o foco das atenções está privilegiando uma nova temática: as relações entre o comércio exterior e o meio ambiente.
Em função da complexidade que permeiam a matéria, os atores sóciais estão empreendendo esforços no sentido de encontrar novas posturas que garantam tanto o incremento no comércio exterior quanto a melhoria nas condições ambientais do planeta. Tendo em vista a questão do comércio exterior e o meio ambiente, o ponto chave está no tratamento a ser dado as implicações das externalidades ambientais, ou seja, como lidar com os custos ambientais gerados pelas transações de mercadorias de forma a não inviabilizar o livre comercio.
...