Desenvolvimento Econômico O Processo de Globalização
Por: pauloph • 27/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 374 Visualizações
Introdução
O processo de globalização não possui um total entendimento sobre sua origem. A expressão em si só veio a ser estruturado por volta de 1980, tento uma maior propagação após a queda do Muro de Berlim e fim da Guerra Fria. Entretanto, muitos defendem que a globalização se iniciou após a expansão marítimo-comercial europeia, que ocorreu no final do século XV e no início do século XVI, quando se iniciou a expansão pelo mundo.
A globalização apresentou gradativas evoluções, tendo acréscimos relevantes com as transformações tecnológicas ocasionados pelas revoluções industriais. Com isso pode-se considerar que a globalização começou por volta de cinco séculos, consolidando-se de forma estruturada e idealizada do decorrer dos 50 últimos anos, a partir da segunda metade do século XX em conseguinte.
O termo tornou-se assunto do momento, onde apareceu nos círculos intelectuais e meios de comunicação, tornando-se possível a união de países e povos, dando a impressão que o planeta está cada vez menor. Sem dúvida o fator mais importante que colaborou para a união dos países foi a internet, tornando impossível falar de globalização sem falar da mesma, que proporciona a cada minuto viagens pelo mundo sem sair do lugar, conhecimento de novas culturas, trabalhar e se aperfeiçoar em assuntos ligados à área de interesse de cada um.
Definições de Globalização
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX, tratando-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
• Globalização Econômica
A Globalização econômica estabeleceu-se no mundo em meados do século XX com a III Revolução industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica. Porém o seu surgimento está direcionado ao período das grandes navegações europeias que ocorreram no final do século VX e início do século VXI.
Nesse período otimizou-se o regime de colonização. Com isso as nações colonizadoras impulsionaram sobre os povos colonizados sua cultura e modo de enxergar o mundo. Além do que esses países foram responsáveis pela exploração das riquezas naturais e sociais do que posteriormente foi denominado “mundo subdesenvolvido”.
• Globalização e o Meio Ambiente
Em relação a questão ambiental na globalização, pode-se destacar como principal marco histórico para o aumento da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da revolução Industrial e suas decorrentes transformações. Além de que a transformação dos elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição atmosférica, solos, hídrica e dentre vários tipos.
Os resultados do desenvolvimento industrial são bastante discutidos nos últimos anos, mesmos seus limites exatos não sendo muito precisos, levando aos grandes debates no meio científico. Dessa forma as modificações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais somados aos eventos climáticos são os impactos mais percebidos dentro do contexto sócio espacial, que na consideração dos cientistas pode levar a intensificação do efeito estufa e aquecimento global.
• Globalização do Crime
A Globalização também existe em atividades ilegais como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, como lavagem de dinheiro resultante crescimento dos paraísos fiscais. Decorrente disso o mundo globalizado enfrenta agora uma nova ameaça, pois as facções criminosas não possuem barreiras geográficas que impeçam seus objetivos de práticas inflações. Podendo ser uma das maiores desvantagens da globalização, pois capacita criminosos a usarem com maior facilidade de transito de mercadorias, serviços e pessoas entre países para cumprirem suas próprias injuridicidades.
• Globalização segundo Milton santos
O famoso geográfico e intelectual brasileiro, Milton Santos, discursou nos seus mais recentes livros sobre a globalização. Destacando seus aspectos econômicos, considerando o papel desenvolvido pelas empresas na internacionalização do capital, e similarmente os fluxos financeiros e o impacto que causaram na cultura local. Milton Santos regularizou e comentou algumas características do mundo de hoje, e no final de sua vida, sugeriu uma globalização solidaria, que foi centrada em valores que não fosse ligado à hegemonia.
• Vantagens e Desvantagens da Globalização
A Globalização assim como outros fenômenos tem pontos positivos e negativos. Tem importante influencia no combate à inflação e ajudando a economia, facilitando a entrada de produtos importados. Decorrente disso o consumidor adquiriu acesso a produtos de maior qualidade e mais baratos sendo eles importados e produtos mais acessíveis e de melhor qualidade sendo eles nacionais. Atrair investimentos de outros países, trazer desenvolvimento tecnológico, beneficiamento do relacionamento com outros países, potencialização de trocas comerciais internacionais e abertura de pontes para diferentes culturas, são outras vantagens da globalização.
Em contrapartida, a maior desvantagem da globalização é a concentração de riqueza. Onde grande parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e o restante que se pode considerar 25% dos investimentos internacionais, são destinados aos países em desenvolvimento crescendo alertadamente o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, sendo também uma das principais causas do desemprego.
Definição de outsourcing
Expressão de origem inglesa, Outsourcing é comumente traduzida como terceirização. No mundo dos negócios, outsourcing é normalmente usado pela empresa quando outra organização é contratada para progredir uma determinada área da empresa.
Outsourcing é profundamente correlacionado com a subcontratação de tarefas, tornando a empresa mais rentável, pois as contratações de empresas externas capacitadas podem representar grande
...