Apontamentos do Texto: “Difusão e poder cibernético” de Joseph Nye
Por: Ana Varoni • 31/8/2021 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO MESQUITA FILHO”
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Ana Laura Varoni
RA: 211220361
DOCENTE: Marcelo Passini Mariano
DISCIPLINA: Introdução às Relações Internacionais
TURMA: 1º Ano – Relações Internacionais – Noturno
Apontamentos do texto: “Difusão e poder cibernético” de Joseph Nye
● Deslocamentos de poder no século atual - transição e difusão de poder:
▸ O primeiro é um processo histórico e acontece quando o poder transita de um Estado para o outro. O segundo é caracterizado pela passagem do poder para agentes não estatais, despolarizando todo o globo. Nesse sentido, a comunicação e as comunidades virtuais são fortes impulsionadores.
● Revolução da informação:
▸ Aumenta o acesso à informação de maneira generalizada a difusão de poder. Amplia também o número de informações digitais transmitidas, vide o gráfico abaixo que apresenta a quantidade de informações digitais em gigabytes:
▸[pic 1]
▸ A internet cria espaços de comunicação ilimitados e pouco centralizados, logo, a influência na política mundial se torna muito mais acessível apesar de também ampliar o poder dos que já antes o possuíam.
● Efeitos da tecnologia da informação no uso da força:
▸Ataques cibernéticos, informações que influenciam em campanhas, dispositivos de localização.
● Governos e atores transnacionais:
▸Os Estados não perdem lugar para outros agentes na ordem mundial, mas os últimos são inseridos nessa rede e surgem novas perspectivas e interações. Esses novos atores dizem agir em nome de interesses públicos e globais e possuem alto poder de pressão, ou poder brando. Todos esses fatores são obstáculos para a atuação soberana dos Estados.
● Poder cibernéticos:
▸ O espaço cibernético é composto por aspectos virtuais e reais e é influenciado pela economia e poder cibernético é a habilidade de conquistar seus objetivos nesse espaço. As estratégias não podem ser as mesmas do plano real e instrumentos de poder bem aplicados produzem tanto hard power (ataques com vírus) quanto soft power (atrair cidadãos de outros países), que podem possuir reflexos na realidade.
● Atores e recursos de poder relativos:
▸ O número de atores dentro do espaco cibernetico é imenso e a diferença de poder entre eles nem sempre é grande, tais atores podem ser separados em 3 grandes grupos:
○ Atores do governo: “A infraestrutura da internet permanece vinculada à geografia e os governos são soberanos sobre os espaços geográficos" (NYE, 2012, p. 175). Desse modo, os mesmos ainda possuem influência dentro de suas fronteiras, mesmo que sejam virtuais e além da influência, podem realizar ataques no âmbito cibernético.
○ Atores não governamentais com redes fortes: Esses podem realizar ataques que danificam sistemas assim como os anteriores mas não se equiparam em termos de poder somente por esse aspecto. Corporações transnacionais, por exemplo, podem ampliar suas estruturas globalmente mas são silenciosamente coagidas a se submeterem às estruturas legais dos Estados. O terrorismo cibernetico ainda é raro mas o desenvolvimento nesse espaco é rapido logo, a sofisticacao pode ser atingida rapidamente pelos grupos terroristas.
...