BRAINSWRITING. GUT MATRIX
Resenha: BRAINSWRITING. GUT MATRIX. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaccbraga • 7/10/2014 • Resenha • 378 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
BRAINSWRITING
Brainwriting é uma técnica criativa que provê uma forma eficaz e simples para colher ideias inovadoras de um grupo de pessoas sobre como resolver um problema, desenvolver um projeto ou melhorar uma situação existente. No Brainwriting as ideias são escritas, e ela nada mais é que um complemento do Brainstorm
Essa técnica se utiliza do seguinte método 6– 3– 5: seis participantes escrevem, cada um, três ideias; a cada cinco minutos há um rodízio e cada participante tentará desenvolver mais três ideias, até o rodízio completo. Logo, a quantidade só gera qualidade em ideias.
A utilização do Brainwriting é fortemente recomendada em situações em que os temas a tratar são controversos, em que exista uma divergência de opiniões entre os participantes do grupo.
MATRIZ GUT
Matriz GUT foi desenvolvida com a intenção de orientar decisões mais complexas, ou seja, decisões que abrangem muitas questões. É uma ferramenta bastante utilizada nas empresas para priorizar os problemas e, logo tratá-los, levando em conta suas Gravidades, Urgências e Tendências. Essa ferramenta auxilia na formação de estratégias, projetos e também na coleta de dados.
Essa ferramenta é bastante similar a Análise SWOT, e por isso uma complementa a outra. É preciso separar cada problema que tenha causa própria e somente após isso, saber qual a prioridade na solução dos problemas identificados. E é ai que a Matriz GUT atua, selecionando e escalonando os problemas levando em conta o impacto positivo e negativo de sua correção.
Ao montar a Matriz GUT, primeiramente deve-se listar todos os problemas relacionados às atividades que terá que realizar na empresa. Em seguida, atribuir uma nota de 1 a 5 para cada problema listado, dentro dos três aspectos principais que serão analisados: Gravidades, Urgências e Tendências. (Ex.: G= 5| U= 1| T= 3). Após a atribuição de notas, deve-se multiplicar os quocientes GxUxT, sendo assim o problema que tiver o maior resultado é o que deve ter maior prioridade a ser corrigida. (Ex.: 5x1x3= 15). Finalizado a definição e a atribuição de notas, é necessário somar os valores de cada um dos aspectos para então obtermos aqueles problemas que serão nossas prioridades. Aquele que apresentar maior valor de prioridade será os que devem ser resolvidos primeiro, uma vez que serão os mais graves, urgentes e com maiores tendências de se torarem piores.
...