DIMENSÕES COMERCIAL
Seminário: DIMENSÕES COMERCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gutovicenzotto • 1/10/2013 • Seminário • 543 Palavras (3 Páginas) • 213 Visualizações
O relatório chama a atenção para formas menos discutidas de promoção do desenvolvimento, como o planejamento nas grandes cidades, a preocupação com os efeitos da destruição do meio ambiente e os desafios das novas formas de inovação, especialmente nas tecnologias de informação.
a) Dimensão comercial - Uma visão genérica da evolução da estrutura de comércio permitirá identificar os fluxos de produtos de acordo com a intensidade de fatores de sua produção e o seu grau de atualização tecnológica. Reproduzindo fatos conhecidos é possível associar essa estrutura com as tendências dos fluxos de investimento e com mercados potenciais.
No período 1970/91, as exportações brasileiras cresceram em média, 11,5% ao ano. Poucos países mostraram a mesma performance. Esse crescimento aliado à diversificação tem como resultado variações mais expressivas das exportações de produtos das indústrias de insumos básicos e de semimanufaturados, oriundos de recursos naturais.
Os dados que permitiram esse estudo (Baumann, 1995), confirmam a importância dos produtos com elevado componente de recursos naturais e com certo grau de transformação. São mais produtos minerais e de insumos básicos associados às vantagens locais de proximidade da fonte de insumos do que produtos agrícolas, e à implementação dos grandes projetos verificados no início da década passada. Registre-se o desempenho das indústrias de conteúdo tecnológico médio ou alto, cuja produtividade se beneficiou da exploração das economias de escala.
Para o autor, a estrutura de comércio diversificada dificulta a identificação de um padrão setorial nítido, e uma postura mercantilista que procure obter saldos positivos em toda a pauta de comércio tende a comprometer o próprio desempenho exportador. Em apreciações pessimistas, o Brasil diversificou sua estrutura de exportações, mas continua posicionado em mercados de baixo dinamismo de demanda. Por outro lado, o país conseguiu desenvolver vantagens comparativas em segmentos de mercados altamente diferenciados e com grande dinamismo.
“Com exceção dos produtos primários energéticos, das semimanufaturas baseadas em recursos minerais, e das manufaturas com conteúdo tecnológico médio e alto, em todos os demais produtos classificados, o sinal da balança comercial foi, em média, positivo na década de 1980, na maioria dos casos invertendo a situação observada na década anterior.
Parte das explicações para esses resultados estão associadas ao ciclo interno do produto e à vigência de uma política restritiva às importações, que teriam desestimulado a demanda por produtos importados. Mas não cabe dúvida de que esses saldos também foram obtidos graças ao dinamismo e ao processo de diversificação das exportações”. (BAUMANN, 1995).
Assim, a questão da inserção implica na identificação de setores em relação aos quais há indicadores de dinamismo de demanda mundial, assim como os mercados onde a participação dos produtos exportados pelo país é baixa ou tem se reduzido.
O aspecto definido em termos de alinhamento comercial do Brasil é sua participação no Mercosul. Fica evidente que a aposta no mercado regional é importante – embora insuficiente – sobretudo para os produtos com maior conteúdo tecnológico. Levando em consideração apenas o
...