Diversidade étnico cultural
Por: tete2016 • 1/4/2016 • Dissertação • 273 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
Teorias antropológicas auxiliando no estudo da Antropologia
As teorias antropológicas da cultura são quatro: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo.
Na teoria evolucionista era privilegiado o Darwinismo social, onde os europeus acreditavam que por serem mais civilizados que outras sociedades eles eram “mais evoluídos”, e tinham o direito de dominar outros povos que eles consideravam “mais primitivos”. Essa teoria portanto, é totalmente etnocêntrica por considerar uma sociedade “melhor” do que a outra.
Já no difusionismo, que foi uma reação ao evolucionismo, privilegiava-se a natureza da cultura. Para os difusionistas o empréstimo cultural era necessário para a evolução da cultura.
O funcionalismo surgiu por inspiração na obra de Durkhein. Acreditava-se que existia uma dependência entre as sociedades humanas e os organismos biológicos. As funções eram consideradas como obrigações e as mesmas sustentariam uma estrutura social dentro de um “sistema” de relações sociais.
Já o Estruturalismo foi idealizado por Claude Lévi-Strauss, que tenta relativizar as culturas a modo de conseguir entende-las mais claramente.
As teorias culturais são essenciais para quem quer estudar a Antropologia pois elas ajudam a entender melhor as diferentes culturas existentes no mundo. Elas nada mais são do que uma “base” para o estudo da Antropologia, que auxilia as pessoas a pensar sobre o mundo e sobre outras pessoas ou sociedades, com menos preconceito e com menos sentimentalismo, portanto de maneira mais racional. Essa distância entre sentir e pensar é necessária para que ocorra a relativização de fatos. Se você deixa de ver um fato de maneira etnocêntrica torna-se muito mais fácil o entendimento de uma cultura ou até mesmo de um jeito de pensar alheio. Por isso o estudo da Antropologia e da diversidade cultural são tão importantes.
...