ELEIÇÕES 2014 CEARA
Tese: ELEIÇÕES 2014 CEARA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedroemmy • 19/10/2014 • Tese • 414 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Tudo ou nada
O Ceará travou ontem a terceira disputa mais acirrada do país no que se diz respeito à eleição de governador. As eleições 2014 foram surpreendentes no Ceará, pois foi disputado voto a voto entre os dois principais candidatos ao governo. A eleição polarizou entre Camilo Santana (PT), candidato apoiado por Cid Gomes, e Eunício Oliveira (PMDB), deixando assim Eliane Novaes (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), em segundo plano.
Em uma eleição onde se somaram mais de quatro milhões de votos válidos, a abstenção surpreendeu, chegando a mais de um milhão. Por vários motivos o eleitor se absteve do seu direito como cidadão e não compareceu as urnas para votar. Entretanto, outro fato que chamou atenção, foi a falha dos institutos de pesquisa de intenções de votos. Nenhum foi capaz de prever a virada do candidato Camilo Santana sobre seu principal adversário Eunício Oliveira. Segundo o Ibope o candidato do PT estaria perdendo por uma diferença de cinco pontos percentuais para o seu adversário. A surpresa geral da população cearense veio durante a apuração: voto a voto, Eunício foi cedendo espaço a Camilo que, por fim, virou a seu favor a eleição com 47,81% dos votos válidos contra 45,41%, Eliane Novaes com apenas 3,39% e Ailton Lopes liderou o fim da lista com 2,40%. Desafiando todas as pesquisas, Camilo Santana viu-se em um segundo turno um pouco menos desconfortável como lhe era previsto pois o cenário eleitoral cearense não se mostrou tão ruim quanto lhe era apresentado.
Após debates árduos, com trocas de infinitas farpas principalmente da parte de Eliane e Ailton para com Eunício e Camilo, se esperava mais votos para os candidatos menores e, no mínimo, uma concretização do que as pesquisas apontavam. Contudo, o que vimos foi os menores com menos ainda e uma votação exorbitante para os outros dois maiores. A maioria de votos para Camilo Santana é fruto principalmente de uma ação eleitoreira desencadeada pelo atual governador Cid Gomes a favor de seu candidato, mostrando assim sua força política no estado, que por muitas vezes foi posta em cheque. Agora seguimos para um segundo turno onde esperamos para ver quais alianças serão formadas e como o destino do Ceará será traçado nessas poucas semanas de campanha, a certeza é de que os dois candidatos partem agora para o “tudo ou nada”, onde cada voto se torna mais valioso ainda. Resta saber se ainda vão dar ouvidos às pesquisas ou os candidatos esperarão pelas urnas para saber o real resultado.
...