EXERCÍCIO DO PODER
Dissertações: EXERCÍCIO DO PODER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BRENDAROCHA13 • 18/5/2014 • 733 Palavras (3 Páginas) • 500 Visualizações
1. EXERCÍCIO DO PODER
Poder é a capacidade que pode ser usada ou não, ou seja, o fato de alguém possuir uma capacidade não implica que tenha que usá-la. Uma pessoa pode não desejar simplesmente a eficácia de uma influência, e sim desejar alcançá-la com princípios, mediante restrições quanto à maneira com que influenciará. Se um influente transformar sua capacidade em ação, através de uma influência, estará exercendo poder. O exercício do poder, portanto, é o ato de influenciar.
O poder não é algo observável, pois é uma capacidade que só pode ser estimado. Já o exercício do poder é um comportamento observável, assim como a influência interpessoal. Assim podemos dizer que observamos uma influência, mas não o poder.
Observar uma influência interpessoal é perceber o ato em que alguém está tentando gerar efeitos comportamentais em outros.
Dessa forma o nível de poder é uma tentativa de explicação para as diferentes capacidades de influência das pessoas. As fontes de poder explicariam porque umas pessoas exercem maior influências que outros.
2. TIPOS DE PODER
De acordo com o que as pessoas se relacionam no trabalho, suas relações e comportamentos, podemos distinguir alguns tipo de relações de poder.
Como é o caso do Poder Coercitivo, que é utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Onde as pessoas temem as consequências de não fazer o que foi pedido a eles.
Já o poder de Recompensa é o oposto do Coercitivo, pois as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos. O indivíduo que oferecer recompensas consideradas valiosas pelas outras pessoas em troca de favores estará exercendo poder sobre elas.
Nas organizações se encontra também o Poder de Posição ou Autoridade Formal, que podemos fundamentar por três características: carisma, tradição e lei. A autoridade carismática surge quando as qualidades especiais dos indivíduos são enxergadas. A autoridade tradicional ocorre quando as pessoas respeitam costumes e práticas do passado, conferindo autoridade a quem simboliza e encarna tais valores. A burocrática ou legal-racional ocorre quando as pessoas acreditam que, para se exercer o poder, é preciso a aplicação correta de regras formais e procedimentos. Nesse poder se influencia através de sua posição ou cargo na organização, que está relacionado às suas responsabilidades no trabalho.
O Poder de Referência é baseado no magnetismo ou carisma pessoal. Em muitos casos, as pessoas se identificam com outra devido a certos traços pessoais ou características de personalidade. Ele se desenvolve da admiração por alguém ou de um desejo de ser como aquela pessoa. Esse carisma pode influenciar até mesmo pessoas que não se encontrem sob controle direto ou formal daquela.
O Poder de Competência é baseado no domínio de um indivíduo sobre certos assuntos, se isso for percebido como um recurso valioso. O domínio de especializações, habilidades especiais ou conhecimentos está se tornando uma das fontes mais poderosas de influência à medida que o mundo está mais orientado à tecnologia. Os empregos estão se tornando mais especializados e exigem mais conhecimentos
...