Elementos De Logica
Artigo: Elementos De Logica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kssianasilva • 23/3/2015 • 829 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
ELEMENTOS DE LÓGICA
Para Aristóteles a lógica é um instrumento para a ciência, no qual se caracteriza-se da seguinte forma:
Instrumental: é o instrumento do pensamento e verificar a correção do que está sendo pensado.
Formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com objetos referidos pelo pensamentos, expressa através da linguagem.
Propedêutica: é o que devemos antes de iniciar uma investigação cientifica ou filosófica, sendo introdutória, disciplina de investigação.
Normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;
Doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações;
Geral e temporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem de pessoas e circunstâncias, mas não universais, necessárias e imutáveis com própria razão.
A proposição é um objeto da lógica, que exprime, através da linguagem, os juízos formulados pelos pensamento, no qual é constituída por elementos que são seus termos, para Aristóteles é definido como palavras não combinadas, que aparecem em tudo quanto pensamos e dizemos, havendo dez categorias ou termos:
1. substância (ex. homem, Sócrates, animal)
2. quantidade (ex. tantos metros de comprimentos)
3. qualidade (ex. bom, agradável)
4. relação (ex. mais do que, a metade, o dobro)
5. lugar (ex. em casa, na rua, no alto)
6. tempo (ex. hoje, amanha, ontem)
7. posição (ex. na vertical, deitando , de pé)
8. posse (ex. armando, isto é, tendo armas)
9. ação (ex. corta, fere, bate)
10. paixão ou passividade (ex. está cortado, está ferido)]
O SILOGISMO E SUAS CARACATERISTICAS PRINCIPAIS:
Mediato: exige um percurso de pensamento e de linguagem para que se possa chegar a uma conclusão.
Dedutivo: é um movimento de pensamento e de linguagem que parte de certas afirmações verdadeiras para chegar a outras também verdadeiras e que dependem necessariamente das primeiras.
Necessário: porque é dedutivo (as consequências a que se chega na conclusão resultam necessariamente da verdade do ponto de partida).
Um silogismo é constituído por três preposições. A primeira chamada de Premissa Maior; a segunda premissa menor e a terceira de conclusão, inferida das premissas pela medição de um termo chamado termo médio. A arte do silogismo consiste em saber encontrar o termo médio que ligará os extremos e permitirá chegar a conclusão, e para chegar a uma conclusão verdadeira, deve-se obedecer a um conjunto complexo de regras.
Inferência:
Conexão lógica de preposição.
Ex. Todo homem é mortal
Sócrates é um homem
Logo, Sócrates é mortal.
Premissa Maior: Mortal; Premissa Médio: Homem; Premissa Menor: Sócrates
Concluímos que deve conter o maior e menor e jamais deve conter o termo médio (no caso, deve conter “Sócrates” e “Mortal” e jamais deve conter “homem”). Sendo função do médio ligar os extremos, deve estar nas premissas, mas nunca na conclusão.
SILOGISMO CIENTÍFICO
...