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Escravidão no Século XXI

Por:   •  11/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

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ESCRAVIDÃO NO SECULO XXI

Não há consenso sobre o que um escravo era ou sobre como a instituição da escravidão deve ser definida. No entanto, existe consenso geral entre historiadores, antropólogos, economistas, sociólogos e outros que estudam a escravidão, que a maioria das características a seguir devem estar presentes para considerar um escravo.

O escravo era uma espécie de propriedade; assim, ele pertencia a outra pessoa. Em algumas sociedades os escravos eram considerados bens móveis, em outros imóveis, como imóveis. Eles eram objetos da lei, não seus súditos. Assim, como um boi ou um machado, o escravo não era ordinariamente responsável para o que ele fez. Ele não foi pessoalmente responsável por delitos ou contratos. O escravo geralmente tinha poucos direitos e sempre menos de seu dono, mas não havia muitas sociedades em que ele não tinha absolutamente nenhuma.

Como existem limites na maioria das sociedades sobre a extensão a que os animais podem ser abusados, então havia limites na maioria das sociedades em quanto um escravo poderia ser abusado. O escravo foi removido das linhas de descida de natal. Legalmente e muitas vezes socialmente, ele tinha nenhum parente. Nenhum parente podia defender os seus direitos ou se vingar por ele. Como um "outsider", "indivíduo marginal", ou "pessoa socialmente morta" na sociedade onde ele foi escravizado, seus direitos a participar na tomada de decisão política e outras atividades sociais foram menos do que aqueles apreciados por seu dono. O produto do trabalho de um escravo poderia ser solicitado por outra pessoa, que frequentemente também tinha o direito de controlar a sua reprodução física.

A escravidão era uma forma de trabalho dependente, realizada por um membro de nonfamily. O escravo foi privado da liberdade pessoal e o direito de mover-se geograficamente como ele desejava, prováveis limites em sua capacidade de fazer escolhas no que diz respeito a sua ocupação e os parceiros sexuais, inclusive.

Escravos foram gerados em muitas maneiras. Provavelmente o mais frequente foi captura na guerra, quer pelo projeto, como forma de incentivo aos guerreiros, ou como um subproduto acidental, como uma forma de eliminar as tropas inimigas ou civis. Outros foram sequestrados em escravo-ataque ou expedições de pirataria. Muitos escravos eram os descendentes de escravos. Algumas pessoas foram escravizadas como punição por crime ou dívida, outros foram vendidos em escravidão por seus pais, outros parentes ou cônjuges mesmo, às vezes para satisfazer as dívidas, às vezes para escapar de inanição. Uma variante sobre a venda de crianças foi a exposição, real ou fictícia, de crianças indesejadas, que depois foram resgatadas por outros e feitas escravos. Outra fonte de escravidão foi auto-venda, realizada às vezes para obter uma posição de elite, às vezes para escapar da miséria.

Houveram dois tipos básicos de escravidão ao longo da história registrada. O mais comum tem sido a escravidão doméstica oupatriarcal. Embora os escravos domésticos ocasionalmente trabalhassem fora da casa, por exemplo, fiando ou colhendo, sua principal função era a dos servos que serviam seus donos em suas casas ou onde quer que os donos estivessem, como no serviço militar. Os escravos geralmente eram um símbolo de status orientado para o consumo de seus proprietários, que em muitas sociedades gastavam muito de seu excedente com escravos. Os escravos domésticos às vezes se fundiam em graus variados com as famílias de seus donos, de modo que os meninos se tornavam filhos adotivos ou as mulheres se tornavam concubinas ou esposas que davam à luz herdeiros. A escravidão no templo, a escravidão do Estado e a escravidão militar eram relativamente raras e distintas da escravidão doméstica, mas, em um esquema muito amplo, podem ser categorizados como os escravos domésticos de um templo ou do estado.

O outro tipo principal de escravidão foi a escravidão produtiva. Foi relativamente infrequente e ocorreu principalmente na Grécia e Roma clássicas atenienses e no Novo Mundo circun-caribenho. Ele também foi encontrado no Iraque do século IX, entre os índios Kwakiutl do noroeste americano e em algumas áreas da África subsaariana no século XIX. Embora os escravos também fossem empregados no lar, a escravidão em todas essas sociedades parece ter existido predominantemente para produzir mercadorias comercializáveis em minas ou plantações.

Uma questão teórica importante é a relação entre a escravidão produtiva e o status de uma sociedade como escrava ou escrava. Em uma sociedade escravista, os escravos compunham uma parcela significativa (pelo menos 20% a 30%) da população total, e grande parte das energias dessa sociedade eram mobilizadas para obter e manter escravos. Além disso, a instituição da escravidão teve um impacto significativo nas instituições da sociedade, como a família, e no seu pensamento social, direito e economia. Parece claro que era perfeitamente possível que uma sociedade de escravos existisse sem escravidão produtiva; os exemplos históricos conhecidos estavam concentrados na África e na Ásia. Também está claro que a maioria das sociedades escravas tem se concentrado nas civilizações ocidentais (incluindo a Grécia e Roma) e islâmicas. Numa sociedade proprietária de escravos, os escravos estavam presentes, mas em menor número, e eles eram muito menos o foco das energias da sociedade.

A escravidão era uma espécie de trabalho dependente diferenciado de outras formas, principalmente pelo fato de que em qualquer sociedade era a mais degradante e mais severa. A escravidão foi o protótipo de um relacionamento definido pela dominação e pelo poder. Mas, ao longo dos séculos, o homem inventou outras formas de trabalho dependente, além da escravidão, incluindo a servidão, trabalho escravo e peonagem. O termo servidão é muito usado em demasia, frequentemente onde não é apropriado (sempre como uma denominação de opróbrio). No passado, um servo geralmente era um agricultor, enquanto, dependendo da sociedade, um escravo podia ser empregado em quase qualquer ocupação. Canonicamente, a servidão era a condição dependente de grande parte do campesinato da Europa Ocidental e Central desde a época do declínio do Império Romano até a época da Revolução Francesa. Isso incluiu um “segundo confronto” que varreu o centro e alguns da Europa Oriental nos séculos XV e XVI. A Rússia não conhecia o “primeiro confronto”; A servidão começou lá gradualmente em meados do século XV, foi concluída em 1649 e durou até 1906. Se o termo servidão descreve apropriadamente a condição do campesinato em outros contextos é uma questão de contenda vigorosa. Seja como for, o servo também foi distinguido

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