Etnocentrismo
Por: Mayara0106 • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Escola Anglo Colégio Paulo Freire – Paulínia.[pic 1]
Disciplina: Sociologia.
Prof. Walter Paes.
Aluno: Mayara Macedo.
Fichamento – “O que é etnocentrismo?”.
O que é etnocentrismo ?
Capítulo I – Pensando em partir
Já no primeiro capítulo, o autor busca mostrar que etnocentrismo é colocar nossa cultura como um centro de tudo e assim julgar outros grupos de pessoas, culturas, modelos pelos nossos pontos de vistas.
Ele mostra como a atitude etnocêntrica tem impacto na nossa vida através da separação de “grupos” de acordo com os gostos de cada um, chamamos isso também de choque cultural, é daí que começam a surgir os preconceitos pois se estamos em um tipo de “grupo” e existe outro completamente diferente, colocamos defeitos no modo de vida desse outro “grupo”.
O autor até conta uma pequena estória, que nos ajuda a entender melhor esse choque cultural, que conta sobre um pastor que foi dar aula aos indígenas e lhes levou presente e deu, sem muito gosto, um relógio que ele havia comprado a pouco para um índio. Mas esse índio modificou tudo e só depois de muito tempo o pastor entendeu que o índio havia feito aquilo para aproximar o relógio da sua cultural.
Capítulo II – Primeiros movimentos
No segundo capítulo, o autor conta que, em Portugal, no século XV, começou uma certa curiosidade e um interesse político para se saber sobre as outras terras além da Europa, fazendo nascer novas questões e interesses.
Ele fala também que a Antropologia Social nasceu por esses motivos citados no parágrafo acima, pois havia muita violência com as culturas diferentes entre os povos. As ignorâncias eram tão grandes a ponto de um povo não considerar o outro humano.
O primeiro pensamento que ajudou a modificar essa briga foi o Evolucionismo. Apesar de tudo, ainda nos séculos XVIII e XIX, essa antropologia foi explicada como que um grupo havia evoluído um degrau a mais que outro.
...