Fatores de produção
Seminário: Fatores de produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandrenilton • 21/8/2014 • Seminário • 399 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Fatores de produção
Fatores de produção é um conceito da literatura econômica, cujo objetivo de estudo busca possibilidades geradoras de bens de consumo úteis às sociedades, dentro de uma perspectiva de escassez de recursos produtivos. Isto é - como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades ilimitadas da coletividade.
2. Características
Os fatores produtivos ou recursos produtivos possuem características limitadas. Já as necessidades humanas são de características ilimitadas. Portanto, é da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, que surgem os problemas econômicos fundamentais.
3. Prioridade das necessidades humanas
Alimentação, moradia e vestuário, representam as necessidades básicas prioritárias da sociedade. Os instrumentos fornecidos pela Ciência Econômica (princípios, teorias, modelos), oferecem elementos preponderantes à gestão de recursos, produção e distribuição de forma eficiente e sustentada quanto possível, à sociedade. Isso implica que no processo produtivo toda decisão econômica deverá ser, sempre, uma “escolha decorrente de um juízo de valor”.
4. Três questões fundamentais da Ciência Econômicas
O quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? São as três questões fundamentais da Economia. Elas dão luz ao conceito entendido como problema econômico fundamental, e advém das necessidades ilimitadas do homem, face as escassez dos recursos ou fatores de produção.
a. O quê e quanto produzir: reflete a necessidade da sociedade escolher, quais produtos e respectivas quantidades devem ser produzidos, diante de várias possibilidades. Aqui o fator “prioridade” é o seu juízo de valor.
b. Como produzir: reflete a escolha de recursos de produção utilizados para a produção de bens e serviços, em função do nível tecnológico existente. Com base em métodos mais eficientes a concorrência viabiliza o processo de produção, visando o menor custo de produção possível. Aqui o foco contra á “especulação” representa o juízo de valor.
c. Para quem produzir: reflete a contribuição da sociedade na tomada de decisões, quanto á distribuição dos resultados de produção. Seu juízo de valor prende-se no combate a “desigualdade” social.
Trabalho-01: Fundamentos de Economia, Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.
Postado por João Canza às 08:28
Reações:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais recente Postagem mais antiga In
...