Melhorar Inteligência Emocional
Por: DFNB • 3/4/2016 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Como melhorar a Inteligência Emocional
Está provado que existe uma relação direta entre as competências comportamentais que dizem respeito à inteligência emocional e o sucesso pessoal e profissional, por isso, é importante que exista um bom equilíbrio ao nível da inteligência emocional nas nossas relações inter-pessoais independentemente do contexto existente.
[pic 1]
A inteligência emocional, pode e deve ser treinada. Para nós melhorar-mos os nossos comportamentos emocionais é muito importante e imprescindível que façamos uma auto-análise aos nossos comportamentos, tentar perceber quais são os nossos pontos fortes, as nossas limitações e corrigir os pontos menos fortes que estão a prejudicar o nosso comportamento.
[pic 2] É preciso treinar muito para melhorar-mos os nossos comportamentos emocionais, de maneira a que estes sejam melhorados e de maneira a que estejam presentes nas nossas relações de uma forma natural.
Segundo estudos e pesquisas feitos, está provado que o nosso cérebro emocional assimila e corrige comportamentos através da repetição de experiências, portanto, depois da auto-análise inicial e depois de identificar-mos os nossos pontos a melhorar, devêmo-nos focar no seu desenvolvimento e devemos praticar o máximo possível esses comportamentos de maneira a desenvolvê-los e de maneira a corrigí-los.
[pic 3]
É imprescindível aproveitarmos todas as situações da nossa vida quotidiana independentemente do seu contexto para treinarmos e desenvolvermos os nossos comportamentos emocionais.
A inteligência emocional pode ser treinada em quatro vertentes:
- Autopercepção;
- Contexto Social;
- Auto Gestão;
- Gestão Relacionamentos;
...