Narcóticos torporos e toxicodependência
Projeto de pesquisa: Narcóticos torporos e toxicodependência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunofabio7 • 25/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Droga é qualquer ingrediente ou substância seja ela química, natural ou sintética que ao penetrar no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele) provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas são fabricadas em laboratórios. Intitula-se “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, etc. Até um comprimido para aliviar a dor de cabeça é uma droga. Não obstante, o termo é empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência. São substâncias que, entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio.
A problemática das drogas no Brasil sofreu um grande aumento no seu aspecto deconsumo nos últimos anos, onde não houve uma mudança aplicável no vigor das políticas públicas que viesse significativamente atenuar o impacto. Em meio à discursão sobre a temática abordada, este trabalho visa ponderar a respeito da legalização ou descriminalização das drogas, viabilizando o narcotráfico e seus consumidores de uma esfera social e política, adotando meios eficientes para uma mudança de curto ou longo prazo. Sendo veementes no combate as drogas e no tratamento para os que precisam,não usando a coação como já utilizada e não gerando resultados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Narcotráficos e Viciado
O narcotráfico no Brasil tem um aumento mais considerável do que a sua própria repreensão, em todos os seus aspectos é um mercado lucrativo mais totalmente ilegal. Em um país que faz fronteirascom outros dez países combater o narcotráfico não é uma tarefa das mais fáceis, entre esses alguns são grandes produtores da cocaína e maconha. Com isso o Brasil se tornou o principal exportador de drogas para EUA, pois possui um grande mercado consumidor tornado favorável ao narcotráfico e de uma localização geográfica estratégica para o transporte internacional. Para o combate é necessário um plano estratégico de políticas públicas de ambos os países com iniciativas de cooperação voltadas para o desenvolvimento de operações conjuntas de inteligência, aprimorando o monitoramento em fronteiras, formação policial e principalmente combate a lavagem de dinheiro.
Hoje os principais usuários de drogas são jovens em 16 a 18 anos.A curiosidade, a pressão do grupo e o gosto pelo risco são as principais causas que levam os jovens a experimentar a droga. A fuga a determinados problemas afetivos, de ordem pessoal ou familiar é uma razão comum, tanto nos jovens como nos adultos. A porta de entrada para esse problema tem por principio as drogas lícitas podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problemas. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade.Por esses motivos muitos acabam tornando-se viciados em drogas ilícitas decorrente desses fatores as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização feita sem autorização. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final.
2.2 Prevenções
Presentemente, a problemática da droga faz parte do nosso dia a dia. Considera-se importante que os jovens tenham conhecimentos que lhes permitam compreender esta tão complexa problemática, de forma a facilitar a criação de mecanismos de defesa nas situações de risco de consumo. Nos dias de hoje, o adolescente recebe um bombardeio de informações através dos meios de comunicação, que o deixam inteirado de tudo o que se passa ao seu redor. Ao se falar em droga, certamente vamos despertar sua curiosidade, que deve ser utilizada para a formação de conceitos sadios e exatos sobre as drogas e as desvantagens de seu uso.
Pais e professores devem, através de orientação segura e sem nenhum alarme, criar a condição necessária para que o adolescente se torne refratário aos assédios de maus amigos e traficantes. É na adolescência, ou pré-adolescência,
...