Negócios Internacionais
Por: leandro.bacchin • 15/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
EXECUTIVE MBA CONSÓRCIO 45
Disciplina: NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Atividade: EaD – Atividade 01 - Turma: Consórcio 45
Participantes: Grupo 02 (André Amado, Caroline Miyaki, Leandro Bacchin, Renato de Castro)
Que empresa o grupo considera a multinacional estrangeira com a melhor performance no Brasil? O que distingue sua performance e por que vocês a consideram tão bem-sucedida?
Resposta: Multinacionais são companhias que possuem a matriz em um determinado país, mas possui atuação em diversos outros países, com o objetivo principal de aumentar o seu mercado consumidor, sendo que a empresa multinacional pode passar a atuar em um determinado país através da implantação de uma nova unidade fabril, de uma nova filial de vendas ou mesmo através da aquisição de outra empresa que já está instalada no novo mercado em que a multinacional deseja atuar.
As multinacionais fazem a instalação de filiais em outros para comercializar seus produtos no novo país ou mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou até em outros países. No contexto atual de globalização, é muito normal as companhias multinacionais produzirem em diversos países cada parte do seu produto com o intuito de reduzir custos de produção.
Muitas empresas de tecnologia e de outros setores instalaram no final do século passado unidades fabris em países asiáticos em função do baixo custo de mão-de-obra, principalmente na China que possuía uma grande quantidade de recursos humanos disponível.
É positiva a entrada de empresas multinacionais num país, uma vez que gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é enviado para a matriz.
Existem muitos exemplos de multinacionais que estão presentes no Brasil atualmente e em seus países de origem, como podemos mencionar: Unilever (Reino Unido), Souza Cruz (Reino Unido), AngloGold (África do Sul), IBM (Estados Unidos), Volkswagen (Alemanha), Fiat (Itália), General Motors (Estados Unidos), Toyota (Japão), Nokia (Finlândia), Nestlé (Suíça), Sony (Japão), Siemens (Alemanha), Dell (Estados Unidos), Peugeot (França), entre outras.
Além do que existem também algumas empresas multinacionais de origem brasileiras, atuando em outros países, sendo que podemos citar como exemplos a Petrobras, Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas, Gerdau, entre outras. A própria Fundação Dom Cabral apresenta anualmente o Ranking das Multinacionais Brasileiras.
Atualmente a quantidade de empresas multinacionais estrangeiras presente no Brasil é gigantesca, sendo que as empresas multinacionais começaram a se alojar no Brasil durante os anos dourados, de 1.956 a 1.961, no governo de Juscelino Kubitschek, que abriu a economia nacional para o capital estrangeiro para que pudesse investir no setor industrial.
Durante os anos 1.990 tivemos também um processo de abertura ainda maior no país que fez com muitas novas empresas viessem a fazer parte da economia brasileira.
Vale ressaltar que já existem operando no Brasil empresas que realizaram a sua vinda para o pais há mais de 100 anos, das quais podemos citar: Allianz, Basf, CitiBank, Deloitte, KPMG e Shell.
Nos dias de hoje temos muitos dados disponíveis para avaliar a performance de uma empresa no Brasil, sendo que podemos citar por exemplo o ranking das 10 empresas multinacionais que possuem melhor reputação (fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-10-multinacionais-com-melhor-reputacao-no-brasil-em-2015#2), as quais são:
- Google;
- Nestle;
- Microsoft;
- Johnson e Johnson;
- Sony;
- Nike;
- Danone;
- Samsung;
- Apple;
- BMW.
Podemos também medir a performance de uma empresa através da avaliação que os próprios funcionários fazem da mesma, sendo que conforme pesquisa feita pela Great Place do Work, a Google foi eleita a empresa multinacional melhor para se trabalhar em 2.014 (fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/10/veja-25-melhores-multinacionais-para-trabalhar-em-2014.html)
Hoje no Brasil estão presentes praticamente todas as marcas mais valiosas do mundo (fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-20-marcas-mais-valiosas-do-mundo-em-2015), sendo que as empresas de tecnologia Apple, Google, Microsoft e IBM são respectivamente as marcas que possuem maior valor hoje no mundo, mas quando avaliamos o faturamento, podemos verificar que a multinacional com maior performance em termos de volume de receita hoje no país é o Grupo Pão de Açúcar (GPA) conforme fonte: http://www.valor.com.br/valor1000/2015/ranking1000maiores, o qual ocupa a quinta posição com um faturamento de 65 bilhões de reais, sendo que as únicas quatro empresas que possuem faturamento acima do GPA são brasileiras.
...