Negócios internacionais I
Por: carolpitante • 27/4/2016 • Resenha • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 238 Visualizações
Resumo de Negócios Internacionais
à Introdução geral a administração
• A necessidade de administrar surge do confronto entre variáveis (materiais, pessoas, tecnologia, ambiente, legislação) que compõem uma atividade organizada.
• Teoria das organizações (TO) apresenta uma tipologia das organizações, transformação, pessoas se juntam para gerar coisas (fábricas), serviços duas ou mais pessoas se juntam para atingir um objetivo ou para atender pessoas (bancos, hospitais) [lembrar da relação entre o casal, é necessário administrar o casamento, a relação, tomar decisões e equilibrar fatores], assistenciais (igreja) e ONGs.
• Razão para iniciar um negócio, independência, utilização de uma boa ideia, projeção social, o poder, o desafio... Para atingir esses objetivos é necessário que as pessoas se entrevem nas atividades de direção e execução do negócio.
• Essas atividades são basicamente: marketing, produção, finanças e recursos humanos à em uma empresa que visa lucro existem essas áreas
Administrar é uma sequência da Teoria das Organizações. Tudo o que produz coisas materiais são fábricas, tudo o que atende as pessoas é serviço, os bancos por exemplo são duas ou mais pessoas que se juntam para transações financeiras. Os produtos da fábrica são diferentes da loja, pois cada um administra de um jeito. Os serviços assistenciais são sem fim lucrativo, e as ONGs são serviços que não são atendidos pelo governo, pois o Estado não faz tudo. à Empresa é tudo que gera lucro, fundação o dinheiro vem de fora, é sustentada por alguém, e associação não gera lucro é cooperativa, ou sejam produz algo.
Integrar é abrir mão de algo para atingir objetivos em comum (pensar no caso do casamento)
• Administrar é um processo interativo, é criar, dirigir (tomar decisões), manter (preservar empresas), operar (compra/vende/recebe) e controlar (ver se está tudo certo) uma organização, buscando a obtenção de resultados específicos. Processo é uma sequência lógica de atividades para atingir um objetivo.
• Princípios administrativos
1. Todos os membros da organização participam da administração, com pelo menos uma atividade; 2. A valorização do pessoal é feita em descriminação para o pessoal técnico como para o pessoal administrativo; 3. Divisão do trabalho implica na divisão de autoridade e responsabilidade; 4. Os problemas imprevisíveis devem ser solucionados com criatividade na combinação de recursos; 5. A organização deve ter vários objetivos gerados em cadeia (não pode ter um objetivo, pois um falha ai a empresa fali, ter diversos negócios e objetivos); 6. Todos os membros de uma organização devem interagir com o ambiente externo (o mundo é globalizado, por isso é necessária uma interação); 7. Uma OI é parte integrante de um sistema maior e depende de intercambio mantido com esse sistema (relação com o governo, outros países, judiciário)
• A idade média à revolução industrial
1. A idade média = o misticismo impedia a tecnologia e havia preconceito contra o trabalho (nobre não trabalha)
2. Renascimento = com o humanismo surge nova ordem social baseada na objetividade e racionalidade
3. Revolução industrial = surgiu na Inglaterra no século XVIII com a máquina a vapor e a urbanização; no século XIX iniciou-se o desenvolvimento industrial, meios de transporte, investimento do comercio nacional e internacional
• Administração cientifica
1. Inglaterra em 1795 – James Watt introduz padronização de peças, planejamento de produção...
2. EUA em 1984 = Frederick Taylor introduziu tempo padrão na Midvale Stil para remunerar o pessoal
3. Taylor (organiza a fábrica, aumenta a produção) em 1903 = publica Shop Management (pagava mais pra quem produzia mais, bônus, fabrica cresceu e o Ford usou isso, criou a linha de produção em 1905) com: padronização de ferramentas, rotina de programação, cartões de instrução, estudo de movimentos, treinamento de operadores (fábrica cresceu muito devido a organização)
4. Gante (auxiliar de Taylor) em 1915 = cria o gráfico de Gantt
5. Henry Fayol (cuidou da administração da empresa e Taylor da fábrica) = engenheiro francês criou “Os princípios das administração” voltado para a parte administrativa da empresa: Divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, remuneração do pessoal, ordem no trabalho, estabilidade e iniciativa (as organizações possibilitaram a expansão da empresa, contudo a preocupação da produtividade)
• Modelo Burocrático
1. Max Weber – sociólogo alemão em 1947, escreve “a teoria social e econômica da organização” que deveria ser o tipo ideal de estrutura organizacional: a organização deve ter normas escritas; a divisão de trabalho define a hierarquia do cargo; o mérito individual é o critério de seleção e promoção; os bens da OI devem ser livres de controle externo
• Escola de Relações humanas
Elton Mayo (descobre que tem pessoas/grupos que só se movimentam pelo líder, o líder que faz o grupo reagir, contudo tem empresa que ainda não acredita nisso, líder é diferente de chefe) – sociólogo e psicólogo australiano como professor de Harvard promoveu uma pesquisa na fábrica de telefones da WESTERN ELETRIC (1927 – 1932) para estudar o efeito da iluminação na produtividade e descobriu que o volume de produção depende da integração do grupo, é necessária a integração, sozinho não funciona pois o grupo passa segurança para arriscar, os indivíduos não agem sozinhos, mas em grupos portanto. Existem grupos informais bem estruturados.
• Abordagem sistêmica
Ludewrg Bertalanfy (empresa começou a olhar para o funcionário como ser humano) = biólogo e físico lançou o conceito de unificação da ciência com a Teoria Geral de Sistemas: “Um sistema é um grupo de elementos inter-relacionado e integrado de forma a obter determinado resultado”. Na área da administração a abordagem sistêmica tenta combinar vários elementos da ciência comportamental, teoria da administração e da abordagem clássica. (O departamento por exemplo é o subsistema da empresa)
Surgem os conceitos de sistema aberto e fechado,
...