O Acre E A Política Externa Brasileira
Artigo: O Acre E A Política Externa Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paularicomex • 20/3/2014 • 225 Palavras (1 Páginas) • 607 Visualizações
Até inicio do seculo XX o Acre pertencia a Bolívia, tudo começou em um acordo onde o ministro da Bolivia no Brasil, Paravicini, firmou com os Estados Unidos sobre o Acre. Onde nesse acordo o objetivo era manter sua soberania sobre os territorios do acre em troca de concessoes aduaneiras.
O que acontecia eram autoridades bolivianas querendo impor sua soberania, estabaleceram uma aduana em Puerto Alonso. O governo Boliviano nao conseguindo manter sua autoridade, arrendou por trinta anos, a regiao que pretendia explorar as riquezas natuais daquela area.
A diplomacia brasileira tentou impedir o estabelecimento, para evitar, o governo retirou o tratado de comercio e navegação firmado com a bolivia em 1896. Os brasileiros revoltaram-se, houve confrontos, o que gerou o episodio chamado Questão do Acre. E conseguiraram retirar o delegado da Bolívia do territorio.
Eles tinham preocupação com Estados Unidos, para nao ficar contra o brasil. A soberania do Brasil era mais forte, e garantida com a amizade desse país.
Com o fim das brigas, Rio Branco passou a tentar negociar com a Bolivia, tentou buscar um entendimento.
Em 17 de novembro com a assinatura do tratado de Petrópolis, o Brasil recebeu posse definitiva da regiao e, troca do pagamento de dois milhões de libras e a bolivia abriria mão de territorios do Mato Grosso. Além disso, prometeu construir uma ferrovia a Madereira-Mamoré, e a construção de uma faculdade.
...