O Crack No Brasil
Seminário: O Crack No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: archanja • 28/5/2014 • Seminário • 1.321 Palavras (6 Páginas) • 223 Visualizações
RESUMO
No Brasil o crack e outras drogas é considerado um grave problema de saúde pública, a serem enfrentados pela sociedade, autoridades e profissionais da saúde.
O dependente químico só terá resultados de prevenção quando iniciado um tratamento adequado com eficácia passando por todas as etapas do tratamento: ambulatorial, psicoterápico, internação, medicamento,auto-ajuda entre outros.
O consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos de nossos tempos, exigindo que o governo e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem.
Levando em consideração a sociedade os governos de cada estado brasileiro deveria adotar um projeto para incentivar a população na luta contra o crack.
Pois é possível vencer o crack, com a ajuda da sociedade e principalmente do governos, desenvolvendo programas de auxilio aos usuários e suas famílias, levando assim conhecimentos pessoais e adquirindo experiências.
Incentivando a participação de diferentes classes sociais na luta contra o crack, em atividades sociais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade relacionadas a prevenção do uso de drogas.
Pois a população esta se envolvendo cada vez mais cedo no mundo do crack. As crianças por exemplo, leva para casa conhecimentos de como usar o crack, inalantes químicos,maconha entres outros.Deixando assim a família em estado de alerta, preocupações, desespero e medo.
O crack é um problema que ultrapassa a esfera da saúde, tornando crianças, jovens, adultos e até mesmos pessoas idosas em dependentes químicos que não aceitam a ajuda dos familiares e nem mesmo de profissionais de saúde.
Os usuários vão além de seus limites para satisfazer as suas necessidades e sustentar o seu vício, envolvem em roubos nas ruas,comércios e furtam até mesmo seus familiares.
O caso de usuários de drogas: crack, maconha, inalantes entre outros não são casos de “polícia”e sim de movimento dos estados juntamente com a sociedade para que recolham essas pessoas nas ruas e encaminhem para unidades psiquiátricas para a desintoxicação e recuperação do usuário.Pois essas pessoas precisam de ajuda não só de seus familiares e sim de toda sociedade: pública, política,governos entre outros.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
2- DESENVOLVIMENTO...........................................................................................06
2.1- AÇÕES E POLÍTICAS PARA ENFRENTAMENTO DO CRACK........................06
2.2- FORMA DE ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.................................................07
3- CONCLUSÃO........................................................................................................08
4- REFERÊNCIAS......................................................................................................09
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar os efeitos da droga crack; bem como as ações e políticas das instituições no enfrentamento deste problema, no âmbito da saúde pública.
O crack é uma droga que se apresenta sob a forma de pasta endurecida ou pedra e que contém cocaína, com bicarbonato de sódio. Causando alegria, euforia, suprema confiança, perda de apetite, aumento da energia, insônia e dependência.
O seu efeito inicial é liberar uma grande quantidade de dopamina, substância natural do cérebro que causa sentimentos de euforia e de prazer. Por ser uma forma impura de cocaína e não um subproduto, seu valor é bem mais acessível para a população em situação de vulnerabilidade social (WIPEDIA).
O uso e abuso de substâncias psicoativas afeta de maneira significativa a qualidade de vida dos usuários e da família.O estigma, a exclusão, o preconceito, as discriminação são consequências do uso indevido de álcool e drogas, colaboram morbidamente para a situação de comprometimento global. Muitos são os agravos decorrentes do uso indevido dessas substâncias psicoativas; também é de conhecimento público a crescente elevação dos custos decorrentes direta ou indiretamente na recuperação dos dependentes.
2-DESENVOLVIMENTO
O consumo de substância psicoativa tem influenciado profundamente os aspectos da vida das pessoas quer no seja no seio familiar, no trabalho, na vida social de um modo geral; gerando consequências graves e muitas vezes irreversíveis.
A ausência de políticas públicas para o tratamento de usuários de crack e outras drogas tem causado desperdício de dinheiro pelo poder público e afetado o cidadão, o turismo e a segurança pública. Espalhados pelas ruas, pontos turísticos e sinaleiras das capitais brasileiras, os usuários impõem medo as pessoas, levam comerciantes a fecharem as portas mais cedo e afastam turistas, afetando, indiretamente, a economia das cidades.
2.1- AÇÕES E POLÍTICAS PARA ENFRENTAMENTO DO CRACK
O uso e abuso de substâncias transformou-se em um grave problema de saúde pública em praticamente todos os países do mundo (Nassif, 2004), Citado por Scheffer, Morgana, 2010.
Atribuindo-se este fato ao crescente consumo e forma de distribuição das drogas, facilitando desta forma a suapropagação e disseminação entre todas as camadas sociais.
Segundo (DUARTE,P.C.A.V; et al,350p,) além do uso recreativo ou ritual, inserido na cultura e na economia dos países, em muitos casos o consumo de drogas se associa a problemas graves como a ocorrência de acidentes, violência, produção ou agravamento de doenças variadas, queda no desempenho escolar ou no trabalho, transtornos mentais e conflitos familiares.
No Brasil
...