O IMPACTO DA ALTA DO DÓLAR NA ECONOMIA BRASILEIRA
Trabalho Universitário: O IMPACTO DA ALTA DO DÓLAR NA ECONOMIA BRASILEIRA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandapontes18 • 10/11/2013 • 271 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
“O IMPACTO DA ALTA DO DÓLAR NA ECONOMIA BRASILEIRA”
A título de orientação é desejável que o texto contemple alguns dos itens a seguir, apontando as suas consequências:
>Exportações brasileiras;
>Importações brasileiras;
>Inflação no Brasil.
A alta do dólar em relação ao real tem seus prós e contras. Quando o dólar fica mais valorizado em relação ao real (por exemplo, quando se precisa de 3 reais para comprar 1 dólar), fica mais fácil exportar, visto que com o real desvalorizado nossas mercadorias ficam com preços mais competitivos no mercado internacional, pois um dólar compra mais mercadorias em reais do que em dólares. Porém também tem seu lado ruim a valorização do dólar em relação ao real. Pois fica muito mais caro importar mercadorias e muitas vezes são necessárias importações de máquinas e equipamentos de alta tecnologia que não são fabricados no país, por exemplo. Como os produtos importados ficam mais caros a indústria brasileira perde concorrente e os produtos podem perder a qualidade.
Onde a inflação entra nisso tudo? Para compensar a alta do dólar é necessário ter mais reais para comprar 1 dólar. O governo tem que aumentar a oferta real de moedas. Com o aumento da oferta real de moedas, a taxa de juros abaixa, aumenta o investimento em máquinas e equipamentos (que é um componente da Demanda Agregada), assim aumenta a demanda agregada, que aumenta a renda e o produto. Aumentando a renda e a demanda agregada, aumenta o consumo que pode aumentar os preços (inflação). Então o governo pode fazer uma política fiscal para controlar a taxa de juros, o investimento, a demanda agregada, a renda, o produto e por conseqüência a inflação.
...