O Que é Cidadania
Artigo: O Que é Cidadania. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renanads • 27/2/2014 • 394 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
1 CAPITULO
Podemos afirmar que ser cidadão é ter direitos e deveres, ser súditos e ser soberanos.
Todos iguais perante a lei.
Frisa bastante sobre deveres e direitos ,cumprir as normas e fazer parte do governo, direto ou indiretamente.
Tudo para sociedade melhor.
Coletivo
Direito a vida.
Ela entra em detalhes para tentar nos explicar melhor, pelo nossos direitos, civis, políticos e sociais.
Civil : direito do nosso corpo, locomover, segurança
Social; alimentação, saúde, educação
Político; livre expressão da pratica política e relogiosa.
2 CAPITULO
No segundo capítulo a autora explora o tema da burguesia e como esta conseguiu romper o imobilismo social do período feudal
Fala do principio de cidade e da polis grega,polis composta por homens livres que debatiam os direitos e deveres.
A democracia grega era restrita, era composta apenas de homens livres, deixando de fora as mulheres e crianças e escravos.
Estabeleceram o chamado estado de direito, que todos passaram a ser tratados iguais perante a lei, até mesmo os escravos. E tudo isso foi reorganizado após segunda guerra mundial.
A constituição limita os poderes dos governantes, e impõe deveres e o direitos.
Frase marcante – os homens de uma sociedade mantêm-se como cidadão á medida que partilham as mesmas normas e podem lançar.
Conta que a revolução do capitalismo começou com a valorização do trabalho.
a autora procura em quatro importantes baluartes da sociologia definições do conceito desta palavra, sendo eles: Rosseau, Kant, Marx e Lock.
3 capitulo MARX
dedicado ao conceito marxista de cidadania e a reação da classe trabalhadora contra a exploração do trabalho alheio.
Entendemos que para ela Marx foi um grande contribuidor para a construção do conceito de cidadania, Marx entra em profundidade no tema capitalismo, ele vai fundo no quesito exploração dos trabalhadores, onde trabalham muito e ganham pouco.
Marx propõe a revolução socialista, que seria a administração da sociedade pela classe trabalhadora. Propondo que as pessoas pelo menos ganhassem o suficiente para suprir suas necessidades e aos bens necessários na vida, também direito ao bem estar.
Fim das classes sociais.
4 capitulo
O quarto capítulo trata do capitalismo que segundo a autora melhorou as condições de vida dos cidadãos, mas ainda possui um caráter exploratório, neste período contemporâneo da história temos o fim de várias monarquias e o estabelecimento do Estado liberal, com a divisão dos poderes em que o poder não é mais exercido de forma absoluta
...