OS IMPÉRIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Por: louisezamagna • 28/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 6.858 Palavras (28 Páginas) • 389 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Campus Poços de Caldas
Amanda de Oliveira Franco
Bruna Fernanda Correa
Louise de Almeida Zamagna
OS IMPÉRIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Estudos de caso da formação, consolidação e declínio dos impérios
Poços de Caldas
2017
[pic 2]
Amanda de Oliveira Franco
Bruna Fernanda Correa
Louise de Almeida Zamagna
OS IMPÉRIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Estudos de caso da formação, consolidação e declínio dos impérios
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de graduação em Relações Internacionais, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas.
Orientador: Prof. Me. Klei Pando Medeiros
Coorientadores: Prof. Dr. Alexandre Dantas
Prof. Dr. Péricles Lima
Prof. Dr. Francisco Rogerio de Oliveira Bonatto
Prof. Me.Vinicius Generoso Monteiro
Prof. Me. Vinícius Tavares de Oliveira
Poços de Caldas
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................................3
1. TEMA……………………………………………………………………………………..4
2. DELIMITAÇÃO DE TEMA ……………………………………………………………4
3. PROBLEMA DE PESQUISA…………………………………………………………...4
3.1. Proposição do problema………....……………………………………………………4
4. PROPOSIÇÃO DE HIPÓTESES……………………………………………………….4
5. OBJETIVO GERAL……………………………………………………………………..5
6. OBJETIVO ESPECÍFICO………………………………………………………….…...5
7. CONTEXTO HISTÓRICO INTERNACIONAL DA FORMAÇÃO DO IMPÉRIO HABSBURGO (AUSTRO-HÚNGARO)...............................................................................5
8. GUERRA, ESTRATÉGIA E FORMAÇÃO DO IMPÉRIO HABSBURGO (AUSTRO-HÚNGARO)..........................................................................................................8
8.1. Formação e ascensão geográfica do Império Habsburgo……………………….….....8
8.2. Conflitos do Império para conquista de territórios em seu caráter expansionista ....…9
8.3. Relação de causalidade entre Vestfália e perda territorial habsburga ...…….…...…..10
8.4. Ascensão do declínio geográfico do Império Austro-Húngaro………………….…...11
9. AS ESTRUTURAS POLÍTICAS DE DOMINAÇÃO E GOVERNO DO IMPÉRIO HABSBURGO (AUSTRO-HÚNGARO) ..............................................................................11 10.FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO IMPÉRIO HABSBURGO (AUSTRO-HÚNGARO).........................................................................................................17
11. CONCLUSÃO…………………………………………………………………………...18
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………..21
INTRODUÇÃO
Objetivando a compreensão dos fatos que sucederam o processo de formação do Império Habsburgo (Austro-Húngaro) em seus mais complexos aspectos, abordaremos seus diversos âmbitos a serem analisados através com cenário da análise da interdisciplinaridade proporcionada pelas abordagens das disciplinas de Sociologia, Geopolítica, História e Política, compreendidas no que tange os aspectos de suas atuações dentro das Relações Internacionais.
Desta forma, utilizaremos dessas áreas do conhecimento, para explicarmos desde a ascensão até o declínio do império abordado, bem como para salientar sua relevância e influência para os demais impérios da época.
1. Tema: OS IMPÉRIOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: estudo de caso da formação e declínio dos impérios. Apresentará neste trabalho uma análise a partir da leitura e compreensão do contexto da formação, consolidação e declínio do Império Habsburgo (Austro-húngaro).
2. Delimitação do Tema: A unificação do império Habsburgo (Austro-Húngaro), através de conquistas territoriais e uniões dinásticas, buscando alianças que consolidassem sua hegemonia e fortalecimento na balança de poder europeia.
3. Problema de pesquisa
3.1 Proposição do Problema: Estamos estudando a construção dos Impérios nas Relações Internacionais, a fim de descobrir as principais características de sua consolidação e fragilidades, para melhor compreender seu processo de desenvolvimento, tentativa hegemônica e atuação na balança de poder europeia, e por quais motivos culminou seu declínio.
4. Proposição de hipóteses: Com o propósito de alcançar o melhor resultado possível com este trabalho e sanar os questionamentos e problemas compreendidos, buscaremos apresentar uma pesquisa descritiva e analítica referente o processo de formação, consolidação e declínio do império em questão.
Discorreremos neste Projeto Interdisciplinar, abordando os aspectos relacionados ao Império Habsburgo, tais como sua formação, ascensão e seu declínio, sendo este último a culminância dessa monarquia, que se mantiveram atuantes do direito hereditário e na argumentação universalista religiosa, de sua soberania ligada ao desejo divino.
Exceção deste império, o iniciado como Império Habsburgo, após um longo processo histórico se transforma no Império Áustro-Húngaro, ocorrendo assim, a conclusão de dois declínios, em seus diferentes momentos. Desta forma, buscaremos a compreensão dos aspectos sociais, econômicos, políticos, históricos e/ou geográficos, que correlacionados levaram à queda dos Habsburgos e Áustro-Húngaros, sendo o primeiro como um resultado de uma passagem para o segundo – a redução e delimitação de territórios, bem como mudança nas instituições políticos, sociais e econômicos.
...