PlEBISCITO NO BRASIL
Dissertações: PlEBISCITO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TOM2842 • 21/3/2014 • 397 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Haverá um plebiscito no Brasil, onde os eleitores deverão aprovar a possibilidade de escolha entre a permanência do regime de governo presidencialista ou a troca pelo regime parlamentarista.
Para ter uma visão critica compreendemos que um sistema de governo tem suas organizações que controlam a população e direcionam nossas vidas. São responsáveis por canalizar objetivos específicos e tomar decisões que afetam o bem comum, isto é, que tem a finalidade de atuar ativamente no processo de construção de um País através de seus cidadãos. Por meio de iniciativas referentes aos direitos e deveres de cada um. Podemos notar um detalhe, as instituições estão presentes de tal forma na sociedade que muitas vezes mal damos conta que estamos numa espécie de “contrato social” entre cidadão-Estado. E inconscientemente somos obrigados obedecer e aplicamos leis criadas pelas instituições. Toda envergadura de um País em termos econômicos, políticos e sociais derivam da forma como aquela nação se constitui, por isso entender seu funcionamento é saber como, quem governa e quais políticas são aplicadas, que sociedade vive ali. Há diferenças entre sistemas políticos no que se refere ao grau das instituições legislativa, executiva e judiciária, na democracia. Assim, o presidencialismo difere do parlamentarismo justamente pelas origens distintas dos poderes executivo e legislativo. Ao passo que, no parlamentarismo, o executivo surge da correlação de forças entre os partidos eleitos para o parlamento, no presidencialismo o executivo deriva da eleição direta do presidente pela população. A coalizão refere-se a acordos entre partidos (normalmente em torno da ocupação de cargos no governo) e alianças (dificilmente em torno de idéias ou programas) entre forças políticas para alcançar determinados objetivos.
No Brasil temos como forma de governo o presidencialismo (executivo) e um sistema eleitoral proporcional, ou seja, um presidencialismo multipartidário e elegemos nossos presidentes de forma direta, ao contrário do sistema parlamentarista que o primeiro-ministro é eleito de maneira indireta. As origens partidárias do presidente e do parlamento são desvinculadas.
. Assim, o presidencialismo difere do parlamentarismo justamente pelas origens distintas dos poderes executivo e legislativo, portanto, a permanência do regime de governo presidencialista esta mais favorável e satisfatório para o sistema de governo do Brasil.
...