Planejamento Estrategico Governamental
Ensaios: Planejamento Estrategico Governamental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucianaOshiro • 6/7/2014 • 752 Palavras (4 Páginas) • 301 Visualizações
GLOSSÁRIO:
A
AMBIENTE POLÍTICO: é composto por leis, políticas públicas, agências governamentais e grupos de pressão , que regulam ou influenciam a sociedade como um todo e, portanto, os indivíduos e organizações que nela estão inseridos.
AMBIENTE SOCIOECONÔMICO: se refere ao ambiente onde se relaciona um aspecto que afeta tanto a ordem econômica como social.
ATOR SOCIAL: Um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma idéia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia. Uma classe social, uma categoria social, um grupo podem ser atores sociais. Mas a idéia de “ator” não se limita somente a pessoas ou grupos sociais, instituições também podem ser atores sociais: um sindicato, partidos políticos, jornais, rádios, emissoras de televisão, igrejas etc.
B
BÚSSOLA: é um instrumento de navegação e orientação baseado empropriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre.
C
CIDADANIA: é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
D
DIAGNÓSTICO: Conhecimento (efetivo ou em confirmação) sobre algo, ao momento do seu exame; ou Descrição minuciosa de algo, feita pelo examinador, classificador ou pesquisador; ou
Juízo declarado ou proferido sobre a característica, a composição, o comportamento, a natureza etc. de algo, com base nos dados e/ou informações deste obtidos por meio de exame.
E
ELEIÇÃO: Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação.
ESTADO NECESSÁRIO: É aquele que está sempre atento, vigilante e atuante em tudo que se possa aprimorar a qualidade de vida de sua população. Deve ser entendido como capaz de atender e fazer emergir as demandas da população, onde o Estado faça com que se alavanque quanto ao atendimento das prioridades, anseios e necessidades da população e projetar os cenários desejados e que leves a estágios civilizatórios superiores. Dessa forma, além de mantenedor da prosperidade e do bem-estar dos que nele vivem, cabe a esse Estado Necessário executar as tarefas de assegurar a paz social, no campo interno, de forma a garantir a própria sobrevivência, marcado também pela competição destrutiva.
ESTADO HERDADO: é uma conseqüência da concentração do poder econômico e político no país, criando um estágio de relação entre Estado-Sociedade, na qual pode ser revelado uma coexistência no âmbito das políticas públicas: uma que ser a classe proprietária, basicamente criando vínculos e estruturas desejáveis à essa classe, de forma a criar um clientelismo seguindo padrões indesejáveis; e o outro que estão intimamente ligados as políticas sociais e seus órgãos que servem a classe e que se dividem pelas relações políticas partidárias, e que existe as práticas mais acentuadas de clientelismo fiel as raízes da população mais necessitada.
ESTRATÉGIA: trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador
...