Planejamento Estratégico Nos Municípios Brasileiros
Seminário: Planejamento Estratégico Nos Municípios Brasileiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: preta26 • 10/3/2014 • Seminário • 498 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
Tema: Planejamento estratégico nos municípios brasileiros
Justificativa: Necessitamos de municípios mais preparados para atender a demanda da população. As pessoas precisam que seus direitos básicos sejam atendidos para assim obterem uma vida mais humana. Os municípios dependem de pessoas competentes para uma administração precisa que possibilite soluções satisfatórias para toda sociedade.
Objetivo: Melhorar as condições de vida da sociedade, além de aprimorar o trabalho desenvolvido pelos municípios que estão vivenciando um processo de constantes transformações.
Metodologia: Os municípios brasileiros se encontram num processo de constantes mudanças, ganhando força com a nova Constituição de 1988. Um fator que afetou os municípios foi á era da globalização, que trouxe diversas mudanças para a economia do país. Na época do centralismo, os municípios para obter verbas passaram a competir economicamente entre si, pautando a sua atuação na tentativa de atrair investimentos aumentando assim a arrecadação fiscal.
Com todas as transformações, tarefas e funções novas as antigas práticas da administração são inadequadas, tornando-se cada vez mais preciso utilizar instrumentos de gerenciamento. Atualmente a qualidade da administração municipal esta sendo avaliada pelos habitantes, por causa de sua capacidade de manter ou melhorar a qualidade de vida e não somente por critérios políticos, além disso, o planejamento não pode ser feito como antigamente.
O Planejamento Estratégico é um dos instrumentos adequados para lidar com os processos dinâmicos de mudanças e transformações. Trata-se de um instrumento de gerenciamento que, tem o propósito de tornar o trabalho da organização mais eficiente. Pretende concentrar e direcionar forças existentes dentro de uma organização, de tal maneira que todos os seus membros trabalhem numa mesma direção. Procura também analisar o entorno da organização, e adaptá-la a ele, para que seja capaz de reagir de forma adequada, aos desafios que aparecerem. A intenção é que a organização conduza
o processo de desenvolvimento, para não ser conduzida por fatores externos não
controláveis. Tal planejamento é aplicado por todo tipo de empresa, desde as pequenas
até as sem fins lucrativos. Esse método é uma perspectiva, um enfoque para lidar com
situações complexas e processos de transformações. É uma concepção que pressupõe
um pensamento estratégico, visando a implementação de algumas ações concretas. Esse
método diferencia-se das formas tradicionais de planejamento de médio e longo prazo
praticadas no setor público brasileiro.
O Plano Estratégico não é uma norma legal e sim um contrato político e social, cuja
execução corresponde às partes que tem competência ou capacidade para fazer. O plano
funciona como um meio de pressão pública para promover o cumprimento de seus
objetivos. O plano deve ser entendido como um processo permanente no qual o
ambiente
...