Posicionamento Estratégico de uma empresa, por quê?
Por: Rodrigo Goulart • 25/2/2016 • Dissertação • 504 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
Posicionamento Estratégico de uma empresa, por quê?
posicionamento estratégico deve estar presente nas empresas para que elas atuem em seu setor a fim de tornarem-se líderes
Quando penso no Posicionamento Estratégico de uma empresa, nada é tão vívido em minhas lembranças quanto a voz dos mestres de administração e marketing, que exclamavam: “ninguém consegue fazer de tudo! Lembrem-se do caso do pato: ele nada, voa e anda, mas não consegue executar as três tarefas com excelência. É preciso um caminho, uma posição estratégica!”. No caso das startups, essas novas instituições que vivem sob extremas incertezas, conforme Eric Ries, isso é ainda mais importante.
O crescimento do Brasil em termos de inovação e tecnologia está bem claro e promete render ainda mais nos próximos anos, conforme o mercado assimila a importância desses novos modelos de negócios. Porém, elas ainda podem perder quando um posicionamento estratégico não está bem calcado.
Philip Kotler afirma que o desenvolvimento de um posicionamento estratégico deve ocorrer em algumas etapas, considerando a avaliação da posição atual do negócio, a identificação da posição a ser atingida, o planejamento de tal estratégia e, em seguida, sua efetivação.
Nesse contexto, nós elaboramos algumas dicas básicas para que você revise, repense e (re) imagine o ambiente em que o seu negócio deve competir.
SEJA ACESSÍVEL
Antes mesmo de falarmos em estratégia, é preciso entender que deve haver um motivo para a existência do seu negócio. Saiba dizer às pessoas qual é o ramo de atuação da sua empresa e como você pode resolver os problemas delas; em contrapartida, elas devem reconhecer valor, ainda que a solução oferecida não seja tão simples de ser apreendida.
Esse ponto é inicial.
SEGMENTE O SEU MERCADO
Estabelecer mercados de atuação deve ocorrer através da segmentação, voltando-se para determinado setor, ao invés de outros. Trade-off, essa é a palavra.
E por que segmentar é tão importante?
Os motivos são vários, porém, em suma, a segmentação permite atender o mercado e seu target da forma mais assertiva. Porter, por sua vez, enxerga na estratégia a definição para que uma empresa seja competitiva em seu segmento de atuação, delimitando a dinâmica do próprio empreendimento. Ou seja, só assim o desenvolvimento de produtos e serviços pode ser direcionado para seus consumidores.
Compreende agora o exemplo do Pato dado pelos professores?
DIFERENCIAÇÃO É IMPORTANTE
Dentre os muitos conceitos e abordagens do marketing, a diferenciação pode ser um caminho. Através dessa estratégia, produtos e/ou serviços devem ser únicos, voltados para a inovação e o uso de tecnologias exclusivas.
A fidelização, neste caso, está amplamente ligada à diferenciação oferecida, além de fatores, como:
Design;
Flexibilidade;
...