Quadro comparativo Hobbes e Rousseau
Tese: Quadro comparativo Hobbes e Rousseau. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isadorafeh • 1/10/2013 • Tese • 1.368 Palavras (6 Páginas) • 470 Visualizações
Quadro comparativo Hobbes e Rousseau
Hobbes:
ESTADO DE NATUREZA
• O homem é o lobo do homem
• Egocentrismo, empirista, egoísta, inseguro.
• Não reconhece a lei e vive em consequente guerra pois não tem conceito de justiça.
SOBERANIA
• O homem faz seu próprio governo com a finalidade de suprir suas próprias paixões.
• Tem objetivo unanime o de acabar com a guerra
• Para haver paz, o homem tem de submeter a um poder centralizado formando uma sociedade e vivendo com regras e contratos sociais
CONTRATO SOCIAL
• Renuncia do estado de natureza para se submeter a uma soberania, em poder soberano com base em um contrato social estabelecido pelo estado
• Civilização do poder, pois a sociedade através do contrato social, elegeria um soberano para própria manutenção e proteção da sociedade
Rousseau:
ESTADO DE NATUREZA
• Altruísta, sadio, bons, felizes, em busca de própria sobrevivência.
• Soberania inalienável
SOBERANIA
• É a vontade geral composta pelo corpo coletivo
• Soberania legislativa inalienável, ou seja, não pode se representada
• Democracia soberana, direta ou participativa mantida por todos os cidadãos.
CONTRATO SOCIAL
• Proclama um falso contrato social.
• Possibilidade de um novo conflito social verdadeiro e legitimo onde o povo esteja reunido em uma só vontade
• Unanimidade no contrato social
• Verdadeira liberdade na obediência a lei
Resumo do filme Germinal
A historia do filme”Germinal” se passa na França na época da Revolução Industrial, a historia tem como protagonista “Ettiene”, é um rapaz que vem de uma outra cidade para procurar emprego, e acaba conseguindo em uma mineradora, lá ele indignado ao ver o trabalho escravo que é proposto aos trabalhadores, resolve então liderar uma greve. No início os trabalhadores ficam com receio de aceitar e acabarem morrendo de fome. Ettiene consegue convencer os trabalhadores, pois eles já estão cheios de passar tanta humilhação, daí então resolvem entrar em greve, mas infelizmente não tem sucesso, porque o dinheiro começa acabar, as pessoas acabam ficando doentes e morrendo sem recurso algum. Por fim eles acabam desistindo da greve, e pedindo seus empregos de volta, pois as possibilidades democráticas da Revolução Francesa mostravam-se ilusórias. Esse filme se passa na época do Realismo e podemos comparar algumas características do Realismo com as do filme. O Realismo diz que “o homem é escravo da sociedade, ou de seu próprio corpo; que o corpo humano é controlado por leis que transcendem a vontade e a moral do homem”. E no filme existe uma cena, onde um senhor fica doente e mesmo assim, tem que ir trabalhar, para não perder o emprego e morrer de fome. Segundo Taime (1828 á 1893 determinismo científico) o homem é um produto do meio ambiente, produto da raça a que pertence, produto do momento histórico. Ele se refere ao homem, ou seja, ao ser humano como uma maquina, produto ou algo que pode ser comercializado. No filme há uma cena, onde um senhor dono de um armazém, chantageava e abusava das mulheres, para que elas obtivessem credito em seu armazém. Assim se deitando com ele, elas conseguiam comida para o sustendo de suas famílias. Então havia uma troca de um produto (o corpo) por outro (alimentos). No determinismo o homem é fruto direto do meio, logo destituído de liberdade total de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte. No filme os burgueses eram donos de tudo, das casas, das mercearias, e quando não eram donos, mesmo assim conseguiam mandar em tudo e todos, e os menos favorecidos eram obrigados á obedecer, “eles tem liberdade, mas não liberdade total, de fazer o que querem e como querem”.
Aristóteles – A Política
Visto que toda cidade é um tipo de associação e que toda associação se forma tendo em vista algum bem (porque todos os homens sempre agem tendo em vista algo que lhes parece ser um bem), resulta claramente que, se todas as associações visam um certo bem, aquela que é a mais alta de todas e engloba todas as demais é precisamente a que visa ao bem mais alto de todos; ela é denominada cidade (pólis), ou comunidade política. Todos os que julgam que o governo político (politikón), real (basilikón), familiar (oikonomikón) e senhorial (despotikón) são uma mesma coisa exprimem-se de maneira inexata, e não vêem em cada um [desses diversos modos de autoridade] senão uma diferença de mais e menos, não uma diferença de espécie;
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