RESUMO DO LIVRO : A ECONOMIA POLÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Por: anandacruz • 9/8/2016 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 2.840 Visualizações
RESUMO DO LIVRO : A ECONOMIA POLÍTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
ROBERT GILPIN
CAPÍTULO 1
NATUREZA DA ECONOMIA POLITICA
Robert Gilpin começa o seu livro abordando a natureza da Economia Política. Ele afirma que há um certo entendimento a respeito da coexistência entre o Estado e mercado, os dois atuam paralelamente. Mas não são todos os estudiosos da Economia Política que defendem essa ideia, e nem ela é uma teoria unificada dentro da área da Economia Política, sendo classificada como uma mistura eclética de métodos analíticos e perspectivas teóricas.
O autor, então, desenvolve a respeito da função do Estado e mercado, ambos funcionam como mecanismos de para alocação de recursos e produtos. Sem a presença do Estado, predominaria o interesse individual e o mercado funcionaria a base dos preços relativos dos serviços e mercadorias. Sem a presença do mercado, o Estado distribuiria os recursos de acordo com seus interesses e objetivos políticos. Como há a presença de ambos, o Estado e o mercado então interagem para influenciar a distribuição de riqueza e poder nas Relações Internacionais.
A Economia Política versa então sobre o conflito entre a crescente interdependência técnica e econômica do mundo e a contínua com partimentalização do sistema político – o mercado tende a ultra passar as fronteiras nacionais e o Estado restringe as ativi dades econômicas. A EPI estuda três principais temas: as causas e efeitos econômicos e políticos do surgimento de uma economia de mercado, o vínculo entre a mudança econômica e política e o significado da economia mundial para as internas.
...