República no Brasil em 1889
Resenha: República no Brasil em 1889. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gagagagaga • 29/3/2014 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
partido mais próximo às tendências políticas imperiais, o Imperador poderia favorecer seu partido através do fechamento da Câmara. Essa prática parlamentar chegou ao fim com o advento da República no Brasil, em 1889.
A segunda experiência parlamentarista no Brasil durou pouco mais de um ano, tendo sido implantada também de maneira "artificial", em 1961: a renúncia de Jânio Quadros ao cargo da presidência da República levaria João Goulart, o vice-presidente, ao governo. No entanto, alguns setores políticos e militares não aderiram à posse de Goulart: o regime parlamentarista híbrido foi imposto como condição sine qua non para a posse do presidente. O presidencialismo, um ano mais tarde, foi resgatado através do plebiscito conclamado por Goulart, realizado em janeiro de 1963.
Questao4-2Mais recentemente, a Constituição de 1988 previu um plebiscito a ser realizado em 1993 para a escolha sobre regime (República ou Monarquia) e forma de governo (Presidencialismo ou Parlamentarismo). Não houve alteração do regime e forma de governo através desse plebiscito, que confirmou a manutenção do sistema de governo pré-existente.
Diante do texto e através de pesquisa na internet sobre plebiscito, história política brasileira e promulgação da nossa constituição mais recente, assinale a informação correta:Escolher uma resposta.
a. O texto relata a existência de um regime de governo que nunca existiu em nosso país.
b. O texto relata que o regime parlamentarista só foi adotado durante o Império.
c. O texto informa uma inverdade sobre a data da última Constituição Brasileira. A correta seria 2008.
d. O texto determina que em breve, teremos novo plebiscito.
e. O texto relata uma verdade histórica sobre nossos regimes de governo e a manutenção do presidencialismo.
Question 5
Notas: 1
Assinale a assertiva incorreta, nas definições de Nelson Palaia:
Escolher uma resposta.
a. Soberania "é o poder de Governo ou comando designado com um elemento formal do Estado."
b. Nação, “se compõe de dois elementos essenciais: I) uma ideia de bem comum e de ordem jurídica; II) um povo, que viva em comunhão sob o império dessa ideia.”
c. Povo "corresponde àqueles indivíduos sujeitos à soberania do Estado, incluindo os estrangeiros com situação jurídica irregular e os transeuntes, viajantes e turistas, ligados a outras Nações ou Estados."
d. Cidadania, “é a qualidade do indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.”
e. Assinale esta se todas as assertivas acima estiverem de acordo com as definições de Nelson Palaia.
Question 6
Notas: 1
A Monarquia pode ser:
Escolher uma resposta.
a. Relativa
...