Resumo Integração Mercosul
Por: skullcc • 7/7/2015 • Ensaio • 323 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
Premissas:
-Crescimento econômico é um fenômeno de curto prazo, que pode-se manter em períodos subsequentes
-Para a economia crescer, é necessário que o gasto público, investimento e comércio exterior, o crescimento da demanda tem que ser acompanhado do crescimento da oferta.
-Caso contrário, há inflação.
-Os países que compõem o Mercosul se caracterizam, pelas baixas taxas de crescimento do produto, ou seja, da demanda agregada
Gráfico 1.
- O consumo e o investimento são determinados pela oferta de crédito. (Importante contrinuição que a formação do bloco propicia aos seus países-membros)
- A coordenação da política monetário pode reduzir esse diferencial e amplliar a oferta de crédito entre os países-membros do Mrcsl.
- O capital físico é originado dos investimentos diretos externos.
Gráfico 2.
(1) participação dos investimentos diretos externos na formação bruta de capital fixo,
média anual do período de 1998 a 2001; (2) estoque de investimento direto externo no
produto interno bruto em 2002; (3) fluxo de investimento direto externo em milhões de
dólares, média anual do período de 1999 a 2002.
A decisão de uma empresa em realocar sua estrutura produtiva ou implantar nova unidade em uma região ou país édeterminada pelas características socioeconômicas, tais como recursos naturais, renda disponível para consumo e oferta de mão-de-obra e infraestrutura. o grau de estabilidade política e de intervenção do governo na economia, sistema de impostos sobre os lucros, política monetária e fiscal e estabilidade macroeconomica.
Mersocul pode ajudar pois é economias de escala provenientes da maior extensão do mercado
Quanto mais institucionalizada a integração, mais irá atrair investimento externo.
Também é importante que a formação do bloco crie novos fluxos de comércio e ão somente provoque o desvio de comércio, ou seja, que somente altere o destino de fluxos já existentes
Essas assimetrias de ganhos e custos do comércio intrabloco são resultado de três principais fatores: 1. taxa de câmbio dos países; 2. política comercial empreendida pelos governos; 3. capacidade competitiva dos produtores locais.
O crescimento econômico de longo prazo é determinado pela possibilidade dos países do bloco de incorporarem inovações tecnológicas
...