Resumo de R.I.
Por: U586017 • 28/5/2015 • Abstract • 332 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Teoria representa os interesses de determinado grupo, de um determinado lugar emu ma determinada época. Realistas: Guerra é estado natural. Idealistas: Instituições para buscar a paz.
Escola Inglesa: Corrente nacionalista, corrente da sociedade internacional. Fase 1 (1959-1966), Fase 2 (1966-1977): Sociedade de Estado. Fase 3 (1977-1992): Nova geração. Fase 4 (1992- ): Terceira geração.
Instituição: Conjunto de regras persistentemente conectadas que perscrevem o comportamento; constragem as atividades e definem as expectativas. 1 Formas Governamentais: (ONU, OMC, FMI). Organizações internacionais não governamentais (ONG). 2. Regimes internacionais: (Bretton Woods). 3. Convenções. Balnaço de poder: neorealismo: Fundamental para a sobrevivencia. Neoliberalismo: não se pode balancear o poder todo o tempo. Anarquia: Neorealismo: Anarquia determina o comportamento. Neoliberalismo: outras interações são possíveis. Hierarquia de temas: Neorealismo: Alta e baixa política. Neoliberalismo: não existe hierarquia de temas. 4. Cooperação internacional: Neorealismo: é dificil de conseguir manter. Neoliberalismo: é a única maneira de organizar o Sistema Internacional.
Marxismo e Neomarxismo: Infraestrutura e superestrutura. Conflitos de classes. Imperialismo: livre concorrencia, monopólio, financeiro. Teoria da dependencia: estrutura: cepal, centro de referencia. Neoliberalismo: Debates, Instituições. Neorealismo: Estrutura, racionalidade (estudo=empresa), posição do estado na estrutura (capacidades relativas), alta e baixa política.
Sistema internacional: é um sistema anarquico, onde há reunião regulares entre Estados, para as relações internacionais. O ambiente é constituído pelos Estados e pelas diversas instituições internaiconais, como a ONU. Anarquia: um sistema político que defende a anarquia, que busca o fim do Estado e da sua autoridade. Representa o estado da sociedade ideal em que o bem comum resultaria da coerente conjugação dos interesses de cada um. A anarquia é contra a divisão em classes e por consequência é contra toda a espécie de opressão de uns sobre os outros. Sociedade Internacional: é o grupo de países que se relacionam diplomaticamente por meio de fóruns específicos para cada tema. Seus intervenientes são os membros que discutem ou interveem em determinadas situações de natureza comercial, cultural, social ou mesmo bélica. Atores internacionais: são os Estados, as empresas transnacionais, organizações não-governamentais.
...