Sanções ONU
Por: thaís afonso • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Em 1991, as duas coreias aderiram à ONU e assinaram tratados de desnuclearização da península. Em 1998, têm-se a confirmação de que a Coreia do norte reativa o projeto de armas nucleares e descumpre o acordo. Essa é uma história que vem já de muitos anos entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, onde ambos se justificam como imposição de sua propria soberania e autodefesa. Ouveram várias tentativas de conciliação entre os dois Estados, porém sempre violadas.
Em 2006, a Coreia explode sua primeira bomba atomica subterrânea. Esse ato provocou um abalo no sistema internacional, com destaque para os Estados Unidos e Russia, atuais Estados com forte poder bélico. Após este ato dos norte-coreanos, Os Estados Unidos se reúnem com os demais países e propoem sanções a Coreia do norte. Após discutirem sobres as sanções, são aprovadas pelo congresso algumas sanções contra a Coreia do Norte. O país norte asiático, rejeitou imediatamente a resolução e afirmou, por meio de seu embaixador na ONU, que novas pressões norte-americanas sobre Pyongyang serão recebidas como "declaração de guerra".
Após o fato ocorrido, ouveram mais testes nucleares por parte dos norte-coreanos em 2009, 2012 e o mais recente teste de mísseis foi em Março de 2014. As sanções por parte da ONU continuaram sendo impostas á Coreia do Norte com o decorrer dos Fatos. A última reunião no Conselho de Segurança da ONU contou com a aprovação dos membros para que se impusessem sanções mais rígidas a Coreia do Norte.
As sanções foram aderidas pelos membros, integrantes da ONU e países que decidiram também colobarar com o “castigo” pregado aos norte-coreanos, como bloqueios navais, comerciais, industriais, entre outros, fazem com que a Coreia do Norte enfrente maiores dificuldades econômicas, uma vez que a mesma não possui boa condições econômicas.
A Coreia do Norte possui hoje, como alvo de sanções, diplomatas, transferências financeiras, acesso a mercadorias de luxo e amplia as restrições financeiras sobre Pyongyang e a repressão às tentativas do regime de enviar e receber cargas proibidas em violação às sanções prévias da ONU. A medida também impõe congelamento de bens e proibições de viagens a três indivíduos e dois companhias vinculados ao Exército norte-coreano.
A Coreia do norte contava com a ajuda dos Estdos Unidos e principalemente da China e Coreia do Norte com o fornecimento de alimentos e suporte financeiro por parte de negociações de exportações da Coreia do norte para a Coreia do Sul e aos Estados Unidos. Coreia do Norte é economicamente desfavoravel, a periferia sofre com condições precárias. Essas sanções ATINGIRIAM DIRETAMENTE OS NORTE COREANOS TAMBÉM DESFAVORIDOS.
•O que são sanções?
O sistema de sanções é um programa de combate ao terrorismo da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco especialmente
...