Seguridade Social
Artigos Científicos: Seguridade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eldreypiotto • 30/6/2014 • 695 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos,
mais informações www.aprovaconcursos.com.br
Direito Previdenciário INSS Analista 2013
Intensivão: Aula 1
Seguridade Social
Origem e evolução Legislativa no Brasil
A Seguridade Social surgiu como uma tentativa de resolução aos chamados riscos sociais.
Os riscos sociais mais evidentes e protegidos pela legislação previdenciária vigente hoje são:
A incapacidade laboral;
A invalidez;
A morte;
A velhice.
O tempo de trabalho (aqui entendido como uma redução da capacidade laboral pelo tempo de serviço):e
A proteção do trabalhador contra agentes nocivos a saúde presentes em seu ambiente de trabalho (aposentadoria especial).
Enfim, os riscos sociais são entendidos como eventos FUTUROS e INCERTOS (exceto a MORTE, considerado o único evento certo, embora indeterminado).
Previdência = Prevenção
Seguridade = mesmo conceito de seguro do Direito Privado, adaptado ao Direito Público.
Material de Apoio às videoaulas
Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos,
mais informações www.aprovaconcursos.com.br
O modelo jurídico adotado ao longo da história para essa resolução dos riscos sociais é o modelo de SEGURO, que vem do conceito do Direito Privado e para a Seguridade Social, restou adequado/adaptado ao Direito Público.
Daí a origem do nome SEGURIDADE que vem de SEGURO.
No Brasil temos normas protetivas à sociedade desde a Constituição de 1824, que assegurava socorros públicos (assistência à população carente) em seu atigo 179.
Podemos didaticamente separar a história da evolução legislativa da proteção social no Brasil em cinco períodos:
1°) Período de Implantação – Lei EloyChaves Decreto Legislativo n° 4.682, de 24/01/1923, que criou uma Caixa de Aposentadorias e Pensões para cada Empresa de Estrada de Ferro. Embora estejamos diante de um marco legislativo, a Lei Eloy Chaves não atingia toda a população, mas foi a primeira a atingir toda uma classe e a prever benefícios.
A legislação previdenciária no Brasil tem apenas 90 anos, é considerada muito nova.
2°) Período de Expansão: de 1933 a 1959.
Com o exemplo da legislação protetiva dos ferroviárias, várias categorias profissionais passaram a se organizar para a busca de proteção aos riscos sociais, com a criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões.
3°) Período de Unificação: de 1960 a 1977. Com a criação da LOPS, Lei n° 3.807/60. (Lei Orgânica da Previdência Social).
A LOPS foi a responsável pela criação do regime Geral de Previdência Social (RGPS), foi a primeira lei que atingiu a todas as categorias profissionais de maneira única e genérica, excetuados apenas os trabalhadores rurais, que foram protegidos apenas em 1963, com a instituição do FUNRURAL (Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural).
Material de Apoio às videoaulas
Este material é parte
...