Sistema Prisional No Brasil
Exames: Sistema Prisional No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sasha1Perez • 21/10/2014 • 401 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
SISTEMA PRISIONAL E A CRIMINALIDADE NO BRASIL
O sistema prisional brasileiro reflete a realidade social imjusta do Brasil, e não se trata de ceder ao raciocínio fácil e mediano de que a pobreza e a carência facilitam, estimulam e propriciam ao crime, ou ainda, que levem os mais necessitados a violência e ao encerramento.Trata-se somente de constatar que o sistema prisional é uma realidade mais viva e proxima da parte da população carente do Brasil, desde os tempos do Império.
As penitenciarias se encontram em condições precárias e superlotadas, muitos que se encontram nesta situação desesperançosas de serem submetidas ao devido, e justo processo legal ao qual todo cidadão têm o direito.
Uma vez cumprida a sua dívida para com a sociedade, vêm a dificuldade de tentar se reinserir na sociedade que não aceita ou olha com preconceito os individuos e sem o suporte do Governo e a pouca informação e compreensão da sociedade em acolher esses individuos e ressocializa-los, os empurre novamente para uma vida de incertezas e criminalidade.
A fome, a desigualdade e a exclusão social constituem algumas das partes condicionantes do crescimento da criminalidade. Todavia é necessaria também afirmar que a dimensão e a continuidade de existência destes fatores revelam o quadro estrutural de violência no Brasil.
Segunda uma pesquisa de Progresso Social o Brasil é o 11º País mais inseguro, a taxa de criminalidade no Brasil têm níveis acima da média de crimes violentos e níveis particularmente altos de violência armada e de homicídio. A maior parte das pessoas assassinadas é de 132% de negros , maior que o de brancos.
O fim da impunidade certamente têm efeitos mais significativos na redução da criminalidade que diversas alterações na legislação vigente, e para tal são necessárias ações como a efetiva execução da lei e o consequênte aparelhamento do Estado no que refere á capacidade de investigação, julgamento e cumprimentos das penas previstas.
Infelizmento os sistemas prisionais e socio-educativos do país não estão preparados para exercer o mister de recuperação dos internos, muitos dos presídios e estabelecimentos destinados aos adolescentes infratores tendem a se tornar escolas de aprimoramento da delinquência.
Sendo assim algumas medidas preventivas devem ser adotadas, como exemplo, um policiamento bem preparado em todos os sentidos e um sistema de justiça ágil. A situação criminal exige do Estado e da Sociedade soluções urgentes, do Estado, poder de policia, e da sociedade, preservação dos valores da ética e da moral a começar pela familia.
...