Testes de disciplina Relações internacionais
Exam: Testes de disciplina Relações internacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikakazinha • 11/11/2014 • Exam • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
“A maioria das pessoas não se sente confortável em negociações e, na ânsia de chegar a um acordo rapidamente, deixa passar boas oportunidades. ‘Mais importante do que analisar o que a outra pessoa pede, é saber o que a está motivando. Sempre há uma maneira mais barata de atender a esses interesses’, afirma John Richardson, consultor e professor de Harvard na área da negociação e resolução de disputas. Autor de livros sobre o tema, Richardson diz que uma das maiores dificuldades dos executivos é negociar com a própria equipe, a esposa e os filhos. ‘A ideia de competir com pessoas próximas é desagradável e sempre queremos evitá-la’, afirma”. Fonte: (http://gecorp.blogspot.com/2009/11/negociar-com-equipe-e-sempre-o-mais.html)
Considerando a manifestação acima, se pode dizer que a firmação “negociar é estabelecer uma visão particular de uma dada situação-problema, onde os interesses de todos devem ser confrontados, garantindo-se a plena realização dos seus próprios interesses, independentemente dos anseios das outras partes” é:
Resposta Selecionada:
c. Falsa, porque se deve buscar uma visão comum e não particular do problema.
Resposta Correta:
c. Falsa, porque se deve buscar uma visão comum e não particular do problema.
Feedback da resposta:
Não há razão para se pressupor que uma negociação não possa chegar ao atendimento de todos os nossos interesses, desde que se considerem os interesses das outras partes também, mesmo que isto não seja o mais comum. Uma visão totalmente particular do problema impede que possamos entender os outros e conduzir uma negociação como um processo de satisfação dos interesses de todos. Negociar não é uma guerra, no sentido de que há um vencedor e os outros todos devem perder. E negociar parte do pressuposto de que haja uma imagem (visão) clara do que se quer. Portanto, resta a consideração de que a afirmativa é falsa porque se deve buscar uma visão comum e não particular do problema.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Algumas ideias, contrárias ao livre comércio, começaram a prosperar diante da incerteza do futuro das negociações multilaterais. Países asiáticos (Tailândia, Vietnã, Miamar, Camboja e Laos) estudam formar um cartel do arroz para fixar o preço do produto. Para garantir seu suprimento, países importadores de alimentos estão competindo para fechar acordos bilaterais confidenciais com países exportadores de alimentos. Países exportadores de arroz, trigo e soja, como Argentina, Vietnã e Rússia restringiram suas vendas externas, aumentando a insegurança dos mercados.
Enquanto no mundo real é isso que está ocorrendo, o governo brasileiro apostou todas as suas fichas na Rodada de Doha. Hoje, tentando recuperar o tempo perdido, anunciou que pretende engajar-se em negociações bilaterais de abertura de mercado. A União Europeia, os países asiáticos e alguns pequenos países em desenvolvimento formam as prioridades declaradas pelo Itamaraty, com o apoio do setor privado.
Extraído de: (http://www.rbarbosaconsult.com.br/artigo-o-pior-dos-mundos.asp)
De fato, são vários os fatores que dificultam as negociações em qualquer nível. Considerando as alternativas abaixo, indique aquela que não é um fator que dificulta as negociações:
Resposta Selecionada:
a. Os negociadores terem capacidades equivalentes em interpretar e absorver a informação.
Resposta Correta:
a. Os negociadores terem capacidades equivalentes em interpretar e absorver a informação.
Feedback da resposta:
Quando os negociadores se assemelham, na sua maneira de pensar, no seu nível de conhecimento e na sua capacidade de entendimento da situação-problema, a negociação pode transcorrer de forma mais natural e facilitada. Por outro lado, quando a autoridade é diferente entre as partes (o que pode levar um lado a ter de pedir anuência de terceiros), quando não se tem informação suficiente para a tomada de decisão, quando há desconfiança com relação às intenções dos outros ou há incompatibilidade entre as possibilidades de satisfação das necessidades de todos, a negociação se torna mais complicada e, até, totalmente inviável.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Uma das formas de ganho dos donos de postos de combustível é a compra dos produtos próxima de data de reajuste. Isto exige muita atenção quanto às tendências de mercado, para que se tenham os tanques cheios na data em que os combustíveis são reajustados. É preciso que os donos de postos tenham habilidade de negociação para que lhes seja garantida a entrega na data certa, a fim de que se possa garantir o ganho adicional proporcionado pelo reajuste dos combustíveis, já que o número de pedidos de fornecimento nestas ocasiões cresce muito, o que nem sempre permite o atendimento de todas as solicitações de compra.
Com base no que foi exposto, indique a afirmativa mais adequada:
Resposta Selecionada:
b. A consideração de tendências
...