TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tragetória Histórica Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Tragetória Histórica Brasileira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o século XVll, a filantropia e assistência social associavam-se intimamente à pratica de caridade no Brasil, dependiam de iniciativas voluntárias insoladas de auxilio aos pobres. Estas iniciativas partiram das instituições religiosas que, sob o pom O serviço social de forma visível, pela primeira vez vulnerabilizava-se a vontades sociais de classes que indicavam a criação, no marco profissional de núcleos capazes de intervir no sentido de vinculá-lo a projeções societárias pertinentes às classes exploradas e subalternas. (Netto, 2006 p.256). Os assistentes sociais, portanto, que fizeram a opção política de trabalhar em favor dos explorados e subalternos, concebem as primeiras ideias da perspectiva da intenção de ruptura .Como a proposta da perspectiva da intenção de ruptura é romper com as piréticas tradicionais do serviço social vinculadas aos interesses da classe dominante, ela discute a relação entre o serviço social e a sociedade capitalista. Nas palavras do autor, ela queria “romper com o passado conservador do serviço social e os indicativos prático-profissionais para consumá-la” (Netto, 2006, p.161).

Na proposta da reconceituação, a ruptura com o serviço social tradicional estava vinculada ao término do domínio imperialista, o grupo questionava o atrelamento do serviço social às classes dominantes. Então, não bastava inovar as instituições para romper com o serviço social tradicional, nem formular procedimentos metodológicos.

Ao optar pelos subalternos, o movimento de conceituação lutou contra práticas tradicionais e por criar um serviço social latino-americano e orientou as produções teóricas para que fossem voltadas para a questão do continente e não se prendessem ao modelo norte-americano. A união pretendia pelo movimento de reconceituação foi desfeito pelas ditaduras burguesas e por divergências no próprio grupo dos assistentes sociais.

No Brasil, o debate da conceituação só criou força quando a ditadura entrou em crise e a sociedade civil emergiu novamente. A ditadura militar brasileira dificultou, mas não extinguiu o processamento das ideias da reconceituação, pois elas ocorreram de forma insolada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com