Êxodo 3:14 – A revelação que mudou a história de Israel - Instituto Teológico Quadrangular - Bibliologia
Por: josuesiilva • 4/12/2015 • Resenha • 723 Palavras (3 Páginas) • 1.421 Visualizações
ITQ - Instituto Teológico Quadrangular - SC
Bibliologia
JPS
Êxodo 3:14 – A revelação que mudou a história de Israel
Vivemos hoje em um mundo cada vez mais caótico, um mundo dominado por forças da maldade que tentam a todo custo escurecer e dificultar que as pessoas enxerguem aquilo que Deus tem preparado para elas. Por essa razão é que Deus por muitas vezes precisa falar com seu povo de forma mais clara, direta e objetiva, por meio da revelação.
Para compreender melhor este contexto, precisamos entender que a palavra revelação, tem por definição “trazer à tona tudo aquilo que está escondido ou que é secreto até o momento.”.
A revelação divina pode ser classificada em dois tipos: Revelação Geral, que se caracteriza por Deus se comunicar com os homens através da natureza, da história e de fatores físicos e sociais. É de amplo acesso e alcançada através da meditação, reflexão, contemplação, etc; e Revelação Especial que tem por objetivo principal aproximar o homem de Deus. É a revelação de Deus propriamente dita. Somente através do estudo da palavra é que o homem tem acesso a esse tipo de revelação, porém para que isso aconteça o indivíduo necessita estar em comunhão com o Espírito, para que o entendimento espiritual seja dado a ele.
É neste contexto que analisaremos o texto de Êxodo 3:14, no qual Deus dá uma ordem à Moises: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”.
Neste momento da história o povo de Deus vivia em constante aflição e aprisionamento por parte dos egípcios, e Deus precisava de um homem á quem pudesse representá-lo diante do Faraó e Moises foi o escolhido para tal árdua e difícil tarefa.
Moises aceitou a tarefa de liderar o povo e dirigir-se até os filhos de Israel, porém antes interrogou à Deus: “Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”. Êxodo 3:13.
Moises preocupava-se em demonstrar ao povo que quem o enviou era o legítimo Deus de Israel, e Ele o instruiu: “... Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”.
O objetivo central deste breve texto é tentar explicar a revelação especial que Moises recebeu diretamente de Deus.
O primeiro ponto a ser analisado é que nem mesmo Moises até aquele momento sabia como chamar à Deus, pois historicamente o povo de Israel possuía tanta reverência e temor ao nome, que sua pronúncia perdeu-se com o passar do tempo e das gerações. Esta afirmativa é comprovada pelas inúmeras discussões que permeiam os estudos teológicos, pois a única fonte do nome de Deus que os estudiosos possuem é a grafia hebraica (forma da escrita). Resumindo, hoje estudiosos sabem como se escreve o nome de Deus em hebraico antigo, porém não sabem como pronunciá-lo, por uma série de fatores, dentre eles Êxodo 20:7 “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão...”, e outros não relevantes neste trabalho.
Porém considero a grande revelação neste texto, a maneira que Deus apresentou-se a Moises: EU SOU.
Analisando
...