Ícone da Santíssima Mãe de Deus do Cálice Inexaurível
Por: Marco Pensak • 21/10/2018 • Seminário • 511 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
ÍCONE DA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS DO CÁLICE INEXAURÍVEL
“A libertação perfeita e magnífica nos é concedida. A vossa preciosa dignidade, Santíssima Virgem, nos apazigua das doenças de circunstâncias espirituais, corporais e dolorosas. Ação de graças e louvor rendemos a vós, ó Intercessora Toda Misericordiosa. Vós, Soberana, que chamou o Cálice Inexaurível por nós, acolha graciosamente os nossos suspiros e lágrimas sinceras, e conceda libertação aos que sofrem da doença da embriaguez para que nós, com fé, supliquemos a vós: Salve, Soberana do Cálice Inexaurível, sacia a sede espiritual de nossas almas!”
Contáquio 1 do Akáthistos à Santíssima Mãe de Deus do Cálice Inexaurível
Sobre o ícone da Santíssima Mãe de Deus do Cálice Inexaurível
O ícone da Santíssima Mãe de Deus do Cálice Inexaurível foi revelado na cidade de Serpukhov, na Rússia, em 1878 e é venerado em terras eslavas por curar aqueles que sofrem de alcoolismo e de outras formas de dependência. Sua festividade é celebrada no dia 18 de maio.
Ele é uma variante do ícone da Santíssima Mãe de Deus de Nicéia e relembra o tipo iconográfico Oranta (Santíssima Mãe de Deus do Sinal), que faz referência às palavras do Profeta Isaías 7,14: “O próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e seu nome será chamado Emanuel”. No Cálice Inexaurível, Maria está retratada com a cabeça reta, observando o espectador e com os braços levantados em posição alinhada e Jesus Cristo está em um cálice com os braços alinhados abençoando o espectador.
História
Em 1878, um camponês da província de Tula, soldado aposentado e dependente do álcool por muitos anos, viu um certo ancião em uma visão que lhe ordenava ir ao Mosteiro Vladychny da Apresentação no Templo da Santíssima da Mãe de Deus em Serpukhov, para encontrar o ícone "Cálice Inexaurível" e celebrar o Ofício de Súplica. O velho soldado, sem dinheiro e exausto por seu duro consumo, não tinha absolutamente nenhuma força para ir para Serpukhov. Por isso, o ancião apareceu mais duas vezes e o pobre soldado literalmente rastejou até o mosteiro. Na primeira noite de sua viagem ascética, o homem sentiu repentinamente que suas pernas começaram a corresponder aos seus comandos novamente.
Chegando ao mosteiro, ele deixou as monjas confusas, pois não sabiam nada do ícone com o nome de Cálice Inexaurível. Então, uma monja se lembrou de um ícone que pendia na passagem do mosteiro da Igreja de São Jorge que retratava um cálice. Todo mundo ficou muito espantado quando viu a inscrição "Cálice Inexaurível" na parte de trás do ícone. Notavelmente, quando o homem se aproximou do santuário de São Varlaam, ele imediatamente reconheceu nele o santo ancião que lhe apareceu na visão e mandou ir à Mãe de Deus para curar do alcoolismo. A notícia do milagre se espalhou rapidamente por muitas cidades e aldeias e aqueles que possuíam essa terrível dependência, reuniram-se junto ao ícone milagroso venerando o "Cálice Inexaurível" e pararam de beber. Assim, a paz e a quietude começaram a reinar em suas casas por meio das orações da Protetora da humanidade.
...