A ÉTICA CRISTÃ, COMO SE COMPORTA A IGREJA? 1o cap.
Por: jerezende • 27/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 518 Visualizações
INTRODUÇÃO - ÉTICA
Vivemos em uma era de incerteza ética. Nas últimas décadas, os evangélicos brasileiros a despeito do crescimento da Igreja, tem ficado estarrecidos com uma sucessão de escândalos entre os líderes que não possuem nenhuma ética, como também perderam o temor de Deus.
Casos de corrupção tem recebido cobertura da mídia e causado impacto na opinião pública. Alguns políticos evangélicos têm dado prova de que são indivíduos destituídos de um caráter integro e valores morais sólidos. Em contra partida, alguns segmentos da Igreja Evangélica Brasileira, tem ficado para trás, com a falta de transparência no uso e a aplicação dos recursos trazidos para a obra de Deus. A Bíblia diz que são muitos os enganadores que viajam pelo mundo (2 Jo 7-8) e também a Palavra de Deus recomenda para termos cuidado com os falsos profetas (Mt 7.15). Devido à mentalidade pós-moderna, parece ser inadmissível fazer citações errôneas de certas pessoas. Infelizmente esta mentalidade anticristã é aceita por inúmeros lideres em nossos dias. O que devemos observar é que os apóstolos não pensavam assim, ao contrario alertavam a Igreja sobre aqueles que não andavam em sinceridade e integridade cristã, mesmo que estes fossem lideres (Gal. 2.11; 1 Tm 1.19,20; 2 Tm 2.16-18; 2 Tm 4.10,14).
A Ética é o estudo crítico da moralidade. Consiste da análise da natureza da vida humana, incluindo os padrões do "certo" e do "errado". Ética é na prática aquilo que você pensa e faz.
A Ética Cristã, no contexto evangélico, é somatório de princípios que formam e dão sentido à vida cristã normal. É marca registrada do crente, o que o crente, pensa e faz. Por aquilo que ele é faz, vai evidencia a sua dependência de Deus e do seu próximo. Dependendo desses princípios, essa decisão pode ser boa ou má, benéfica ou prejudicial a quem se destina pessoa ou comunidade.
Neste contexto, o papel histórico do púlpito sofre mudanças, o que implica mudança do perfil daqueles que dele fazem uso, e mudança no impacto causado na igreja. E em alguns casos há até mesmo a substituição do púlpito como lugar principal de transmissão da mensagem cristã, por elementos diversos, tais como danças, filmes, shows, peças de teatro etc. Em outros casos o problema não é de remoção ou deslocamento do púlpito, mas com a mensagem que dele se transmite, e é propondo uma solução para esta problemática que o presente artigo caminha.
É baseado nesse princípio, que resolvi escrever sobre a falta de ética e que tem ocasionado desordem na casa de Deus, a falta de ética que ocorre no culto divino. Não é que eu seja um espelho, um modelo, um perfeito exemplo. Também não me tenham como uma fariseia, implicante, intransigente. O que ocorre comigo deve ocorrer com você, que ama a casa de Deus. Trata-se do cumprimento do que está escrito em João 2.17: “O zelo da tua casa me devorará”.
A ética e sua busca de seu padrão devem ser buscadas como alvo de cada cristão como sua responsabilidade diária, e se destaca nas citações nas Sagradas Escrituras, dadas á Moisés, distinguindo se no Pentateuco, quando citadas as leis cerimoniais, social e cívico instituído por Deus. Apesar de serem exclusivas para o povo de Israel naquela época, seus princípios morais são indicados ao chamado povo de Deus em qualquer tempo. As normas morais já citadas estão muito claras nas Escrituras e Deus declara a sua importância de maneira expressiva como norteador do povo que anseia pelo Reino de Deus.
A ética descrita por Jesus é absoluta e o padrão estabelecido por ele inalterável. Temos o exemplo mais do que perfeito, que é citado por Jesus no sermão do monte, portanto, não se altera diante das situações atuais, e nem se modifica diante das circunstâncias e ou comportamentos da sociedade, ela é implícita e expressa à vontade do Senhor para com a sua igreja.
Esta pesquisa, no entanto tem o objetivo de mostrar que Deus se revela em toda a Sagrada Escritura de forma abrangente e estabelecida de que os padrões éticos morais devem permanecer
...