A Consciência Negra
Por: neonlylasr • 24/10/2017 • Projeto de pesquisa • 254 Palavras (2 Páginas) • 477 Visualizações
BIANCA DE SOUZA
LEANDRO LEAL
KATHELLY GABRIELLY
GUILHERME MONTEIRO
RUAN GOMES
LETICIA REINALDO
DYEGHO EDUARDO
IZA LUCIA
INGRIDY SILVA
.
CONSCIÊNCIA NEGRA
Gama– DF,2017
TEMA
Nesta pesquisa será abordado o tema: Religiões afro-brasileiras e o subtema é a religião Umbanda.
RESUMO
A intenção deste trabalho é mostrar como surgiu a Umbanda, única religião considerada nacional e que se deu através de uma rica diversidade cultural, contendo teores do Candomblé afro-brasileiro, do Kardecismo francês, indígenas nacionais e o sincretismo com a Igreja Católica. Além disso, busca-se esclarecer como a Umbanda se adaptou para ser aceita pela população brasileira no momento histórico-social em que surgiu e como é vista pela sociedade atual. A palavra umbanda significa "sacerdote" ou "curandeiro". A religião foi fundada por Zélio Fernandino de Moraes, com a ajuda espiritual de seu guia, o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
PROBLEMA DE PESQUISA
Surgem muitas perguntas quando o assunto é religião, e principalmente se for religiões afro-brasileiras. Será que a sociedade reconhece as religiões afro-brasileiras? Perguntam-se qual é a origem e qual é sua doutrina?
JUSTIFICATIVA
Resolvemos abordar esse tema porque existe muito preconceito com as religiões afro-brasileiras, com o objetivo de romper os conceitos que a sociedade tem sobre as religiões, como Umbanda. Ou seja, reconstruir o que a sociedade pensa sobre a religião.
OBJETIVO GERAL
O objetivo é descontruir os preconceitos que ocorre na sociedade em relação às religiões afro-brasileiras, mostrando a rica diversidade cultural da religião umbandista.
HIPÓTESE
Ainda existe uma grande desvalorização da religião Umbanda, mesmo a religião sendo legitima, sendo uma religião que tem consciência de sua brasilidade e que se opõe as religiões importadas.
...