A ESTRUTURA DA BÍBLIA E ORIGEM DO TERMO
Por: sidyppsj • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 7.508 Palavras (31 Páginas) • 1.132 Visualizações
CAPITULO 04
INTRODUÇÃO À BÍBLIA
TÓPICO 01
1- INTRODUÇÃO
O caráter da Bíblia é espiritual e sua natureza é divina, estuda-la é seu objetivo. Para sermos introduzidos ao estudo a Bíblia, é necessário conhecermos, além dos aspectos doutrinários relativos à Bíblia em si como livro, por isto este capítulo se intitula introdução à Bíblia.
2. A ESTRUTURA DA BÍBLIA E ORIGEM DO TERMO
Bíblia vem do vocábulo grego “bíblos”, que significa livro u livros. Sugere uma coleção de livros, uma biblioteca. Há menção de que, por volta do século II d.C., os cristãos usavam a palavra “Bíblia” para designar seus escritos sagrados.
O termo Bíblia, historicamente, foi usado pela primeira vez por Crisóstomo, no século IV d.C. A palavra Bíblica foi introduzida às línguas modernas através do francês, do Latim “bíblia”, tendo como base “bíblos” em grego. Também de “biblion” (Lc. 4. 17), um forma diminutiva de “bíblos”, significando pequeno livro.
Quanto à estrutura, a Bíblia está organizada de acordo com a categoria dos livros. Apesar da diversidade da história e da mentalidade dos escritores, o ensino é único. Deus usou a personalidade dos escritores e seus escritos, ainda que divinamente inspirados, demonstram p estilo e a personalidade própria de cada um. Este fato é inspirador e motivador para cada um de nós.
3. O ESPIRITO SANTO
O autor da Bíblia é o Espirito Santo de Deus, conforme está escrito em 2Pe. 1. 20-21:
“Acima de tudo, lembrai-vos de que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espirito Santo”.
4. A FINALIDADE DA BÍBLIA
Esta escrita em 2Tm. 3. 16-17 que diz:
“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra”.
5. A IDENTDADE DA BÍBLIA
É o efeito da bíblia na vida do homem, e estão apresentados e, Hb.4.12, Que diz:
“Pois a palavra de Deus e viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espirito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
O Espirito Santo e a Palavra são inseparáveis. A Palavra é como um oceano de promessas e bênçãos, e, como desde um pequeno barco até um imenso transatlântico navegam sobre as mesmas águas, assim estamos nós, navegando sobre a Palavra, pela fé, sob a ação do Espirito, que como vento sopra sobre ela, cumprindo o que ela diz, trazendo à existência o que nela está escrito. Deus não é covarde ele mesmo diz: “Fazei prova de mim...” Malaquias 3. 10a.
Boice menciona e comenta um argumento muito comum usado por muitas pessoas incrédulas a respeito da Bíblia, ou seja, “o fato de a Bíblia se apresentar como sendo a Palavra de Deus escrita pelos homens tem dado ocasião à conclusão de que ela é errante (errônea). Obviamente isto também não se segue” (Boice, pp. 28). Logicamente, Deus não seria incapaz de preservar e conservar as Escrituras e os homens que as registraram livres de erro.
ANTIGO TESTAMENTO | NOVO TESTAMENTO |
1 PENTATEUCO( A Lei, “A Torá”. Consiste de 5 livros 1º Gênesis (Gn) 2º Êxodo (Êx) Levítico (Lv) Números (Nr) Deuteronômio (Dt) | 1 EVANGELHOS (Biográficos) consiste em 4 livros em 2 cessões.
1. Mateus (Mt) 2. Marcos (Mc) 3. Lucas (Lc) 1.2. O Quarto Evangelho apresenta a “DEIDADE” a divindade de Cristo. 4. Joao (Jo) |
2, HISTÒRICOS (história) – consiste de 12 livros
|
|
3. POÈTICOS (Poesia Hebraica) – consiste em 6 livros 1. Jó (Jó) 2. Salmos (Sl) 3. Provérbios (Pv) 4. Eclesiastes (Ec) 5. Cantares de Salomão (Ct) 6. Lamentações de Jeremias (Lm) | 3. EPISTOLAS (pedagógicos)- consiste em 21 livros e e 2 seções. 3.1. EPISTOLAS PAULINAS (Cartas de Paulo) 1. Romanos (Rm) 2. 1 Coríntios (1Co) 3. 2 Coríntios (2Co) 4. Gálatas (Gl) 5. Efésios (Ef) 6. Filipenses (Fp) 7. Colossenses (Cl) 8. 1 Tessalonicenses (1Ts) 9. 2 Tessalonicenses (2Ts) 10. 1 Timóteo (1Tm) 11. 2 Timóteo (2Tm) 12. Tito (Tt) 13. Filemon (Fm) 3.2. Epistolas Gerais (Cartas Universais às Igrejas) 14. Hebreus (Hb) (alguns relacionam esta carta como Paulina) 15. Tiago (Tg) 16. 1 Pedro (1Pe) 17. 2 Pedro (2Pe) 18. 1 João (1Jo) 19. 2 João (2Jo) 20. 3 João (3Jo) 21. Judas (Jd) |
4. PROFETAS – Consiste de 17 Livros 4.1. Profetas Maiores (devido ao tamanho de seus livros). Consiste de 4 Livros 1. Isaías (Is) 2. Jeremias (Jr) 3. Ezequiel (Ez) 4. Daniel (Dn) 4.2. Profetas Menores (devido ao tamanho de seus livros). Consistem em 12 Livros. 1. Oséias (Os) 2. Joel (Jl) 3. Amós (Am) 4. Obadias (Ob) 5. Jonas (Jn) 6. Miquéias (Mq) 7. Naum (Na) 8. Habacuque (Hc) 9. Sofonias (Sf) 10. Ageu (Ag) 11. Zacarias (Zc) 12. Malaquias (Ml) |
6. AS DUAS GRANDES DIVISÕES DA BÍBLIA E SUAS SEÇÕES
...