A Legado Permanente
Por: Nathalia Ferraz • 6/7/2021 • Artigo • 813 Palavras (4 Páginas) • 130 Visualizações
Tema geral: Legado Permanente
Tema da semana: Abigail: Sábia e Prudente
Capítulo da lição: 1 Samuel 25
Sugestão de leitura inicial: 1 Samuel 25:18-24,27,28
“Havia um homem em Maom que tinha negócios na região do Carmelo. Ele era muito próspero. Possuía três mil ovelhas e mil cabritos, era época de tosquiar as ovelhas no Carmelo. Ele se chamava Nabal (Tolo). Era descendente de Calebe, e sua mulher se chama Abigail. A mulher era inteligente e bonita, mas o homem era bruto e maldoso.” ( 1 Samuel 25:2-3)
Abigail era esposa de Nabal, um rico fazendeiro, proprietário de grandes rebanhos, que vivia nas proximidades do Carmelo. Naquele local, os soldados de Davi protegiam os pastores de Nabal. Necessitando de alimento para seus homens, Davi mandou pedir alimento a Nabal. Ao ouvir o pedido, Nabal afrontou Davi, negando o que lhe fora pedido (1 Samuel 25.10,11). Furioso, Davi ajuntou 400 homens para atacar Nabal e toda a sua casa. A tragédia foi evitada pela pronta intervenção de Abigail, que soube aplacar a ira de Davi. Abigail era sábia e prudente. Ela sabia que o plano de Deus para a nação e que Davi era imbatível. Segundo a vontade de Deus conhecida, Deus usou suas ações para cumprir seus propósitos.
- Um exemplo de Proatividade e Posicionamento
(1 Samuel 25: 17-18)
Mesmo que naquela época a mulher tivesse uma posição social menor que os homens, Abigail não se deixou levar pela circunstância, tampouco se vitimizou diante da situação. Abigail acolhe a informação recebida (o que mostra que seus servos confiavam nela) e toma uma atitude imediata. Abigail escolheu agir com prudência, sabedoria e diligência para proteger a sua casa. Diante do perigo, Abigail teve oportunidade de demonstrar quem era ela. Tomou uma postura ativa (posicionamento) perante às adversidades e mudou todo quadro à sua volta. Ela deu uma lição para todos os que servem a Deus: saber agir nos momentos de crises e ameaças.
- Uma atitude de Humildade e um Caráter Conciliador
(1 Samuel 25:23-27)
É interessante observara postura que Abigail tomou perante o conflito e diante de Davi. Antes mesmo de dizer qualquer coisa, a mulher agiu com humildade e se inclinou no chão, reconhecendo Davi como o homem de honra que era. Note que ela sabia que aquele homem estava marchando para matar sua família e ainda assim, quando lhe dirigiu a voz, não falou com ousadia, pelo contrário, tomou para si a culpa se apresentou ao rei como uma transgressora, mesmo sem ter culpa da insanidade do marido. Ela não pensou que sua atitude conciliatória seria sinal de fraqueza, mas, pelo contrário, a conciliação foi um caminho de força!
- Livramento e Graça merecidos
1 Samuel 25:32-35
Com a história de Abigail podemos observar que, além da graça da conservação de sua própria vida, Abigail foi canal para a preservação da existência de outras. Através da sua vida, Davi foi chamado a consciência e deixou de cometer um terrível pecado. A atitude daquela mulher abençoou não só a casa de Nabal, como também o exército de Davi. A graça e o livramento que ela recebeu foi muito maior que qualquer humilhação que lhe pudessem atribuir. Deus, como não deixa atos de desonra e de descaso despercebidos, encerrou o casamento do homem louco com a mulher sábia. Não porque Deus seja mau, mas porque Nabal não se rendeu, nem se arrependeu. Passados 10 dias do ocorrido, Nabal foi ferido com morte. E como uma mulher que não hesitava, Abigail atendeu ao chamado de Davi e, com muita humildade (1 Samuel 25:41), se tornou sua esposa.
...