A ORIGEM DA BIBLIA
Por: CUPERTINO.JACK • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 447 Visualizações
ITQ- ITAUNA
Jaqueline Aparecida Cupertino
A origem da Bíblia
Trabalho apresentado ao
Professor presencial:
Missionário Rogério
ITAUNA/MG
ITAÚNA
2016
Trabalho apresentado ao
Professor presencial:
Missionário Rogério
ITAUNA/MG
ITAÚNA
2016
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO...........................................................................................4
2 – DESENVOLVIMENTO................................................................................5
2.1 - SIGNIFICADO DA PALAVRA BIBLIA.......................................................5
2.2 - COMO FORAM ESCRITOS OS PRIMEIROS LIVROS DA BÍBLIA..........6
2.3 - COMO E ONDE ERAM ESCRITAS AS SAGRADAS ESCRITURAS.......6
2.4 - AS LÍNGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA.......................................................7
2.4.1- O Hebraico...............................................................................................8
2.4.2- O Aramaico...............................................................................................8
2.4.3 - O Grego...................................................................................................9
2.5 - A PRIMEIRA BÍBLIA IMPRESSA................................................................9
2.6 - A PRIMEIRA BÍBLIA EM PORTUGUÊS....................................................10
2.7 - DIFERENÇAS ENTRE AS BIBLIAS HBRAICAS, PROTESTANTES E CATOLICAS.......................................................................................................11
2. 8 - LIVROS DA BÍBLIA E SUAS DIVISÕES..................................................11
2.8.1 - DIVISÕES DO ANTIGO TESTAMENTO................................................12
2.8.2 - DIVISÕES DO NOVO TESTAMENTO...................................................12
3 – CURIOSIDADES.........................................................................................13
4 – CONCLUSÃO.............................................................................................13
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................14
1 - INTRODUÇÃO
Quando falamos da Bíblia, falamos de uma coleção de livros. A Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de Israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos, foi escrita ao longo de um período aproximadamente 1600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais, estes homens escreveram a Bíblia inspirados por Deus notadamente vê-se a mão de Deus na sua unidade e por isso a Bíblia é uma Escritura Sagrada. Estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, tais como Hebraico, Aramaico e Grego, até chegar a nós...
A palavra do Senhor é sagrada, mas foi escrita por reles mortais.A Bíblia foi escrita em vários matérias diferentes ao longo da historia, naquela época não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras, a Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, pedra, argila, papiro e pergaminho.
A Bíblia, palavra infalível do “todo poderoso”, é o livro mais vendido e o mais lido no mundo. Só do Novo Testamento temos mais de 14.000 cópias manuscritas. Foi feita uma comparação com o manuscrito mais antigo, o livro de Isaías (encontrado em 1947, nas cavernas, à margem ocidental do mar morto, em Qumram, escrito por volta do ano 100 a.C.) com o manuscrito mais antigo que temos (o texto massorético, datado do ano 916 d.C.), impressionante, eram idênticos. Isso mostra o zelo dos copistas fazendo cópias das escrituras, a partir dos originais. É incrível, como foram fiéis a tudo quanto Deus havia revelado à humanidade através dos profetas. Os mais famosos desses copistas eram conhecidos como “massoretas”, termo hebraico que significa “aqueles que zelam pela tradição”.
Nenhum profeta do Antigo Testamento, nem Jesus Cristo, nem os escritores do Novo Testamento, dão margem para que se pense que alguma parte da Bíblia não tenha sido inspirada por Deus. Os Evangelhos não têm maior autoridade do que as cartas ou o Antigo Testamento. A Bíblia afirma que “nunca, jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, porém, homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.
Está tudo revelado na Bíblia; o que o ser humano precisa é conhecê-la pela fé, pois seu tema central é a salvação mediante a fé em Jesus Cristo. A inspiração divina é o que faz a diferenciação da Bíblia em relação aos demais livros: é o mais vendido, o mais lido, o mais traduzido, o mais antigo e, entretanto, o mais atual.
No segundo domingo de Dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Bíblia, aprovado pelo Congresso Nacional.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 - SIGNIFICADO DA PALAVRA BIBLIA
A origem da Bíblia é Deus. Ela é um livro histórico apoiado pela arqueologia, e um livro profético que tem provado ser verdade em todas as suas afirmações até o momento. A Bíblia é a carta de Deus para a humanidade.
O termo Bíblia tem origem no grego "Biblos" , que significa livro ou livros, e somente foi usado a partir do ano 200 d.C. pelos cristãos. Sugere uma coleção de livros, uma biblioteca.
A palavra Bíblia passou por grandes mudanças ”Bíblos” era o nome de uma antiga cidade Fenícia, famosa pela exportação de papiros. Deste nome se originou a palavra “Biblíon” (livro) e mais tarde “TÁ BIBLÍA” (os livros). O plural grego que determinava o nome “Bíblia” transformou-se, no latim posterior, em nome feminino, singular, “Bíblia”, o livro. E com este sentido foi transmitido para todas as línguas modernas. Mas o conceito vem do hebraico “SeFARAIM”, empregado pela primeira vez em Dn 9.2 “...Eu Daniel, entendi pelos livros...”
...