A Teorias da Religião
Por: varus • 5/11/2017 • Dissertação • 298 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Página 1 de 2
Atividade Teorias das Religiões
Aluno: Vitor Martins de Almeida
- O documentário ‘Kumaré’ trabalha com o conceito da religiosidade individual e com a desconstrução de líderes religiosos, apresentando a espiritualidade como um conceito encontrado em qualquer pessoa, e não um privilégio de algumas poucas pessoas como gurus, padres e líderes espirituais. Nas palavras do filme: “Nenhuma pessoa é mais religiosa que outra”.
O filme e seu diretor compreendem, ao final, a religião como um meio para o autoconhecimento do ser. Compreende também que essa ‘jornada’ deveria ser traçada sem a ajuda de gurus ou guias espirituais para que a paz seja alcançada.
- No início, o protagonista do documentário, assemelha-se em muito a Marx, declarando-se ateu e afirmando que a religião era apenas uma ideia humana a ser superada. Já no decorrer da obra, o protagonista encontra-se em dúvida sob suas concepções ateístas e põe-se a dialogar com as ideias de Freud e Feuerbach de modo que, a religião é posta como um meio de salvação e de punição para os pecados do ser e que a busca por um ‘deus’ resulta sempre no autoconhecimento e, ao mesmo tempo serve como um apoio para que não nos percamos em nossas próprias mentes. Kumaré também apresenta a dialética do complexo primordial entre pais (deus, gurus ou guias espirituais) e filhos (religiosos, crentes, etc.).
- Podemos concluir com o documentário que a abordagem crítica da religião transcende o fato da existência ou não de um ser divino superior. Trata-se dos sentimentos, comportamentos e pensamentos que o ser humano passa a ter após uma dita experiência religiosa. A abordagem crítica na religião deve impor seus limites quando chega no desconhecido e intratável para poder tratar de coisas mais palpáveis como os ritos religiosos, os impactos da religiosidade do dia-a-dia e no mundo, dentre outros.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com